Toyota Material Handling aposta no Brasil com tecnologias TOTVS
Toyota estrutura um grande projeto baseado em tecnologia TOTVS para fortalecer a sua atuação no país e se preparar para a retomada da economia nacional
TECNOLOGIA TOTVS & TOYOTA
A Toyota Industries Corporation (TICO), através da unidade de negócios, Toyota Material Handling Mercosur (TMHM), decidiu apostar no Brasil e planejou uma nova fase. Com uma reorganização interna, prepara-se para a retomada da economia brasileira.
A companhia japonesa estruturou um importante projeto de virada tecnológica, que suportará uma operação integrada e com maior eficiência de processos. A TMHM entendeu que o seu desafio de negócios precisava passar pela inovação tecnológica e procurou por uma fornecedora capaz de atender a uma empresa do seu porte, com soluções integradas e flexíveis.
Após um longo período de avaliações, a tecnologia TOTVS venceu a RFP (Request for Proposal), como parceira mais aderente ao modelo e necessidades da Toyota. Serão implementados o software de gestão e diversos módulos complementares para apoiar todo o backoffice e suporte da companhia, além da área de produção, com uma fábrica dimensionada para manufaturar de 18 a 20 empilhadeiras por dia.
Ao todo, são 300 acessos, 200 na parte organizacional e os demais para a unidade fabril. O GoLive está previsto para janeiro de 2018, com mais 6 meses de acompanhamento da TOTVS.
OBJETIVOS
- Garantir uma operação mais enxuta e eficiente
- Aumento de produtividade
- Realocação de talentos humanos para funções analíticas, com menos retrabalho
- Economia de 15% a 20% em todas as áreas de backoffice, em função das melhorias geradas para as atividades
RESULTADOS
O resultado é um ROI de projeto estimado em até 3 anos e meio. A companhia não utilizava um ERP (Enterprise Resource Planning) de mercado, mas um conjunto de aplicações legadas do Japão. Não sendo totalmente integradas, tornava a mensuração de resultados uma atividade densa e delicada, difícil de ser reportada à matriz.
Também, era difícil ter equipe técnica para suportar os sistemas e conseguir mantê-los atualizados, do ponto de vista fiscal. Ao optar pela tecnologia TOTVS, o módulo fiscal da companhia se destaca por ser o mais aderente à legislação brasileira.
“Diferentemente de outras empresas multinacionais, que retiraram a sua operação do Brasil neste período de oscilação econômica, a Toyota continua apostando no país. (…) Emprestamos da cultura e filosofia japonesas a paciência oriental para avaliarmos o momento atual e nos fortalecermos para o futuro, nem tão distante assim”,
– Kalil Petermann Choueiri, IT Manager da Toyota Material Handling Mercosur.
O PROJETO
- Antes da assinatura de contrato, a tecnologia TOTVS fez parte de uma avaliação aprofundada sobre todos os processos existentes na TMHM. Apropriando-se do “Toyota Way” visam desenvolver um projeto certeiro.
2. Com a operação inteiramente revisada, definiu-se pela implementação do ERP e dos módulos complementares. Vendas, faturamento, compras, estoque, recebimento, controle de qualidade, GFE (gestão de frete embarcador), manutenção, fluxo de caixa, aplicações e empréstimos, contábil e fiscal, controle de frotas, produção, custos e engenharia, manutenção industrial, gestão de contratos e formação de preço de venda.
3. Para a parte fabril, complementando os processos já definidos pela matriz, destacam-se o módulo de qualidade, para análise de defeitos de produção, e a otimização da estrutura logística de recebimento de materiais nacionais e importados.
“Um projeto tecnológico do porte do que estamos conduzindo na Toyota reflete em benefícios diretos para toda a operação. Com o novo sistema, conseguiremos, por exemplo, fazer a gestão dos materiais nacionalizados. (…) nosso processo de conferência passa a ser 100% automatizado, proporcionando ganhos de performance significativos para a produção”,
– detalha Choueiri.
- Fluig. Plataforma de digitalização de negócios da tecnologia TOTVS, que garantirá vários recursos em uma única interface.
- Funcionalidade de workflow. Ferramenta para fluxos de aprovação por hierarquização, de forma organizada e registrada.
- O fluig também será utilizado para a gestão eletrônica de documentos (GED) em diversos setores, além de armazenar todo o projeto tecnológico.
- É previsto o uso da tecnologia TOTVS Smart Analytics, desenvolvida em parceria com a GoodData, para análises gerenciais.
“Estamos na última fase de um projeto grandioso e complexo, que engloba diferentes verticais e áreas de atuação da TMHM. Agora partimos para simulações isoladas, para garantir que o Go Live seja estável e seguro. Conquistamos essa tranquilidade com esforço conjunto das equipes da TOTVS e da Toyota, que se engajaram pelo sucesso dessa parceria”,
– Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes. Atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta na América Latina. Presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).
/MAIS INFORMAÇÕES /
centralpress@centralpress.inf.br
www.centralpress.com.br