Up! GTI é um verdadeiro tributo da Volkswagen ao primeiro Golf GTI

O up! GTI, novo foguete de bolso da VW vai muito além de potência, como mostra seu interior.

Foto via Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen revelou o que ela chama de up! GTI Concept, mas já disse que ele será produzido em série quase sem mudanças no começo de 2018. Isso o tornará o novo foguete de bolso da marca alemã, ainda que ele tenha só 10 cv a mais do que nosso up! TSI. Mas o pacote GTI vai muito além da potência.

Para começar, o up! GTI terá velocidade máxima de 197 km/h e irá de 0 a 100 km/h em 8,8 s. O up! TSI, segundo a VW, vai a 184 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 9,1 s.

Se for comparado ao primeiro GTI, o Golf de primeira geração, lançado em junho de 1976 com um motor 1.6, a história fica ainda mais interessante. Não só porque ele herda do pioneiro o interior clássico que se vê acima, mas também é mais seguro, potente, rápido e veloz que o antecessor.

O motor 1.6 rendia 110 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e uma velocidade máxima de 180 km. Mas ele também pesava consideravelmente menos, com apenas 810 kg. O GTI também teve um motor 1.8 de 115 cv, empatando com o 1.0 de três cilindros do novo up! GTI.

O up! GTI é 15 mm mais baixo do que o up! comum e vem com rodas de aro 17″. Os freios também devem ter sido aperfeiçoados, assim como a suspensão, mas a Volkswagen não descreve quais foram as mudanças. O que podemos dizer sobre o conceito é o que se pode ver nas fotos, como as saias laterais, as faixas pretas nas laterais, com uma fina linha vermelha na tampa traseira, os para-choques mais agressivos e as pinças também vermelhas de freios (com tambores na traseira, aparentemente). Algo que os visitantes do GTI Meeting, na cidade alemã de Wörthersee, poderão conferir de perto. E os clientes europeus verão nas concessionárias no ano que vem.

Via Motor1