Após escândalo, VW está interessada em motores de gás natural para substituir diesel

Na esteira da polêmica envolvendo o escândalo do diesel da Volkswagen, a marca está explorando outras opções que poderiam ajudar a reduzir as emissões de CO2 e melhorar a economia de combustível de seus modelos.

Acredita-se que uma das alternativas possíveis que a VW tem pesquisado é a de carros movidos a gás natural, e a marca alemão tem corrido atrás da Exxon Mobil para apoiar essa ideia.

“Estamos agora realmente tentando pensar fora da caixa e encontrar soluções que possam ser úteis, pelo menos, neste período de transição de 10 a 20 anos”, disse o CEO da Volkswagen, Matthias Mueller, em entrevista a um programa de rádio austríaco.

Aparentemente, a Volkswagen planeja lançar quatro veículos elétricos nos próximos anos, já que a montadora tem feito progresso na redução dos custos de produção dos elétricos. Tanto o gás natural comprimido (GNV) como a propulsão elétrica são necessários para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em toda a frota, enquanto afastam a imagem ruim que a montadora conseguiu com o escândalo do diesel.

Mas usar gás natural como uma fonte de combustível não é uma idéia nova – o Honda Civic GX estava disponível para o público até alguns anos atrás, juntamente com sua  estação caseira de reabastecimento “Phill”. Os obstáculos como a infraestrutura de reabastecimento e armazenamento volumoso no veículo continuam a ser desafios, embora eles sejam mais fáceis de superar com gás natural comprimido do que combustíveis mais exóticos como o hidrogênio.

Agora resta ver se a Volkswagen consegue domar essa tecnologia, e se eles serão mais bem sucedidos do que Honda estava sendo com o GX.

Via Autoweek