E-Golf vs Model 3: a Volkswagen consegue superar a Tesla?

O Volkswagen e-Golf, a versão elétrica do hatch médio, foi atualizada para a linha 2017 e ganhou novidades importantes.  Mas, ainda não é um Tesla Model 3.

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A montadora decidiu aumentar um pouco mais o destaque do modelo em relação ao Golf a combustão, especialmente depois do escândalo de emissões que afetou a imagem da empresa em todo o mundo.

Por isso, primeiro anunciou as novidades da linha 2017 do Golf a combustão e deixou para o Salão de Los Angeles, o anúncio do que muda no Golf elétrico.

As novidades são importantes e tornam cada vez mais possível ter um hatch elétrico para o dia a dia – ao menos nos mercados em que a Volkswagen vende esse tipo de carro. No Brasil, esse ainda é um sonho distante.
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A principal mudança está em quantos quilômetros o e-Golf consegue rodar com apenas uma carga em suas baterias: até 300 km, segundo padrões europeus. O número representa, segundo a VW, um aumento de 50% em relação à primeira versão. Isso depende, claro, da maneira como o motorista dirige e da intensidade no uso do ar-condicionado.

Foto: Divulgação

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Embora o Tesla Model 3 ainda não tenha sido lançado, é inevitável comparar o modelo que vai ser lançado no final do ano que vem ao e-Golf. A Volkswagen ainda não anunciou os preços e quando começam as vendas do e-Golf, mas a versão atual parte de cerca de US$ 30 mil (cerca de R$ 100 mil). O Model 3 vai ter versão inicial de 35 mil dólares (R$ 118 mil), logo vai competir diretamente com o alemão.

Isso sem falar no próprio Volkswagen I.D., o primeiro modelo nascido 100% elétrico da montadora. A promessa é de que ele chegue ao mercado em 2020 com 125 kW (170 cv) de potência e alcance de 400 km a 600 km com uma carga.

Segundo a Tesla, seu modelo mais acessível terá autonomia de 346 km. Isso na versão mais barata, já que as mais caras poderão rodar ainda mais só com uma carga da bateria. “Esses são números mínimos, nós esperamos superá-los”, disse Elon Musk, CEO da Tesla, na primeira apresentação do carro.

Foto: Divulgação

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Outra vantagem do Model 3 é que ele já nasce com função completamente autônoma, não semi-autônoma como o e-Golf. O Tesla vai ser equipado com a versão mais atual do Autopilot de série desde sua versão mais básica. Isso sem falar na enorme tela multimídia que os modelos da marca costumam ostentar entre os passageiros dianteiros.

Mas o ponto que mais vai distanciar – literalmente – os dois carros é a capacidade de aceleração. Enquanto o e-Golf chega a 100 km/h em 9,6 segundos, Elon Musk garante que todos os Model 3 vão cumprir a mesma prova em até 6 segundos. “Na Tesla, não fazemos carros lentos. Mas, claro que haverá versões ainda mais rápidas”, adiantou Musk.

Nem o I.D. tem metas tão ambiciosas: segundo a VW, o novo modelo chegará a 100 km/h em “menos de 8 segundos”.

Resta esperar para ver quando e como o Model 3 vai chegar ao mercado. Mas, se cumprir o que promete e vier, mesmo, ao Brasil, conforme a Tesla garantiu, o e-Golf pode ficar para trás.

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