Mitos das redes sociais que você deve fugir para ser relevante

Desde que as redes sociais se tornaram tão populares, a internet não parou mais de ser bombardeada com séries de eBooks e cartilhas dizendo o que fazer ou não nesses ambientes digitais, levando as pessoas que trabalham utilizando Facebook, Twitter e afins sentirem que estão pisando em ovos na hora de criar conteúdos.

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O resultado disso é que muitos mitos sobre a funcionalidade da mídia social circulam pela internet. Por isso, a especialista no assunto Gisele Giardelli, Country Manager do DeeMe, aplicativo que é mistura de WhatsApp, Instagram e Snapchat, separou alguns conceitos que são bastante difundidos, mas nem sempre são tão verdadeiros.

1. Você tem que postar em um momento específico do dia

Embora essa dica tenha uma boa intenção, ela não funciona muito bem, principalmente se sua página tem alcance global. O ponto é que a internet conecta o mundo inteiro, e o mundo todo não funciona no mesmo fuso horário. O seu conteúdo pode ser visto às 11h da manhã por alguém no Paraná, mas aparecer na tela do celular de um usuário em Londres às 17h do mesmo dia. Então, a lição que fica é que o que importa mesmo é um bom conteúdo.

Uma ferramenta que pode ser uma mão na roda para você é o “Simply Measured”, que mostra a você qual é o horário que seus visitantes mais acessam o seu conteúdo. Assim, com esse dado, você pode justificar a postagem em determinado horário.

2. Você tem que produzir conteúdo a toda hora

Talvez esse mito tenha nascido junto ao boom do Twitter. Com a facilidade de postagem e enorme quantidade de conteúdo disponível na plataforma de microblogging, aparentemente, as pessoas sentem que se não postarem a todo o momento elas serão esquecidas. Isso resulta num quadro complicado: as pessoas começam a postar tudo o que vem à cabeça e, na maioria das vezes, o conteúdo publicado é sofrido. A dica aqui é apenas escrever conteúdo quando você realmente tiver algo a dizer. Ao pensar em um post, pergunte a si mesmo: “eu leria isso?”. Se a resposta for não, melhor pensar em uma ideia melhor.

3. O Twitter já não é mais relevante

Tudo bem, o Twitter hoje em dia não tem mais o protagonismo que já teve no meio de redes sociais anteriormente, mas isso não quer dizer que ele deve ser relegado a segundo plano.

Com menos pessoas engajando na plataforma, você tem mais espaço para divulgar suas ideias. E sejamos otimistas: tem muito usuário por aí com milhares de seguidores, mas com uma baixa taxa de retweets. Isso mostra que se você interagir com esse usuário, as chances de você ser bem-sucedido no contato são grandes. Assim, você também poderá chamar atenção para seu conteúdo e ganhar mais seguidores.

4. Só trabalho duro é suficiente

A receita para o sucesso na internet é trabalhar duro, sem descanso. Essa afirmação é, em partes, verdadeira, mas só isso não é suficiente. Ter uma posição de destaque em um nicho/segmento, muita criatividade, boa dose de personalidade e conteúdo interessante são apenas alguns elementos indispensáveis para ter uma boa visibilidade na internet. É claro que você precisa se dedicar muito para que sua iniciativa dê certo, porém, se seu conteúdo é ruim ou igual aos milhares de outros por aí, você só estará desperdiçando seu tempo.

Para não sofrer problemas desse tipo, tire bastante tempo para estruturar sua marca e criar estratégias que farão seu material se destacar em meio as e ser realmente interessante.

Em resumo: estude as redes sociais na qual você quer construir seu império online e descubra como se destacar do mar de conteúdo que há por aí. Crie bons conteúdos e seja consistente. Não se preocupe, tudo dará certo.

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