Sete passos para transformar suas vendas em experiências para o cliente

Por Adam Nöckel

Foto via Patrick Tomasso

Foto via Patrick Tomasso

Vender é ajudar profissionalmente o seu cliente a tomar uma decisão positiva de compra, que satisfaça da melhor forma possível as necessidades e expectativas de cada um deles.

Há, entretanto, algumas abordagens e processos que, se inseridos no seu atendimento, vão alavancar as vendas e gerar ainda mais valor ao negócio.

O primeiro passo fundamental para ter sucesso em vendas é ter uma metodologia eficiente que possa ser replicada e aprimorada frequentemente. O segundo passo é a capacidade de construir bons relacionamentos. Dizem que 80% de todos os resultados que temos em nossos negócios estão diretamente ligados aos relacionamentos.

Por isso, construa e mantenha bons relacionamentos com clientes, fornecedores e colaboradores, já que todos os níveis contribuem para o sucesso nas vendas. Outro passo para o sucesso é a humildade. Essa é uma qualidade fundamental para tudo na vida e em vendas ainda mais, pois a humildade leva o indivíduo a entender que sempre terá algo a ser melhorado.

O quarto passo importante é um estado mental positivo. Essa questão está ligada as crenças. Existem dois tipos de crenças: as que limitam (de pessoas que acreditam que vender é enganar, enrolar ou ludibriar alguém) e as que fortalecem (de pessoas que buscam a melhoria, que acordam dispostas e com a certeza que farão excelentes vendas naquele dia). O quinto passo é o poder de ouvir. O bom vendedor tem a capacidade de ouvir atentamente, fazer as perguntas certas e ter mais sensibilidade para entender as necessidades do cliente.

O sexto passo é de construir um valor percebido. Nós, como consumidores, buscamos valor e não preço e estamos fartos de empresas que se preocupam apenas em vender produtos baratos que não satisfazem nossas necessidades.

Quando encontramos boas empresas e vendedores que se preocupam em nos atender com excelência e a sanar, da melhor forma possível, nossos desejos chegamos no último passo, que é criar clientes leais. Isso é o que todas as empresas e vendedores deveriam ter em mente. Um cliente leal não quer dizer que ele irá comprar exclusivamente de nós, mas nos terá como a primeira opção de compra e nos dará sempre a oportunidade de diálogo e bom relacionamento.

Entretanto, para alcançar o último nível de relacionamento, é preciso oferecer de forma consistente um atendimento de excelência antes, durante e no pós-venda. Estabeleça esse passo a passo no processo de vendas e mantenha sua equipe motivada e focada!

Adam Nöckel é business coach da ActionCOACH e palestrante