9 dicas de como usar as mídias sociais com responsabilidade
Cada usuário é totalmente responsável por todos seus posts, suas curtidas e seus comentários no Instagram e em outras contas de mídia social. Desobedecer às políticas em plataformas de mídia social pode fazer com que a conta seja suspensa ou banida, e a pessoa pode ser processada ou até mesmo incriminada em situações mais graves.
Quando se trata de usar as mídias sociais com responsabilidade, a coisa mais importante é evitar a negligência. “O conteúdo, as palavras e as ações exibidas na Web podem afetar a sociedade, tanto online quanto off-line. Comportamento negativo em suas contas de mídia social pode facilmente influenciar o usuário e seus seguidores”, explica Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds, empresa de marketing digital e reputação online.
Siga as regras!
O especialista dá dicas de como usar algumas das regras básicas do Instagram, para evitar que a rede social penalize tanto o usuário quanto a conta deste.
1. Não inclua hashtags proibidas em seus posts e comentários
Você precisa pesquisar sobre suas hashtags antes de usá-las para evitar problemas.
Usando o senso comum, é possível evitar a maioria das hashtags proibidas, pois elas promovem racismo, crimes de ódio, terrorismo e coisas do tipo. Entretanto, algumas delas parecem inofensivas, até você descobrir por que o Instagram as proibiu. Algumas dessas hashtags são #eggplant, #adultlife e #citycentre.
2. Não publique, siga ou deixe de seguir em excesso (com ou sem robôs)
a) Não se comporte como um bot que parece online 24 horas por dia e usa o Instagram como uma máquina. O Instagram não anunciou nada específico, mas você deve seguir estas diretrizes aproximadas;
b) Não siga e deixe de seguir mais de 60 contas a cada hora. Isso é equivalente a uma conta por minuto;
c) Não curta mais de 300 postagens por hora. Isso é equivalente a cinco curtidas por minuto;
d) Não publique mais de 60 comentários por hora. Isso é equivalente a um comentário por minuto;
e) Não seja negligente em relação ao uso de aplicativos de terceiros, se você estiver usando uma conta comercial;
f) Não basta relançar ou usar a foto de outra pessoa. Obtenha permissão do usuário primeiro. Atribua essa foto a ele, e use hashtags, como #repost e #regram, para informar seus seguidores e espectadores de que outro usuário é o proprietário do conteúdo. E mais, adicione o contexto necessário sobre o motivo pelo qual você compartilhou o conteúdo. Inclua sua própria visão para tornar sua postagem nova, diferente e única.
3. Pense antes de curtir e seguir
Segundo a jornalista Elaine Raquel: “já é sabido que o mundo virtual é monitorado. Desde órgãos públicos e privados até por seus colegas de trabalho, familiares, amigos e companheiros. Parece óbvio, mas para muitos não é. Uma simples ‘curtida’ ou ‘like’ em determinado post, já é o suficiente para colocar sua imagem em evidência, afinal se ‘curtiu’ é porque aprovou o respectivo conteúdo Sua reputação é um reflexo do seu caráter, portanto, nas redes sociais toda cautela é pouca”.
4. Não crie concursos
Esteja ciente que o governo tem regras quando se trata de promoções e concursos. Certifique-se de seguir essas regras e diretrizes para evitar problemas legais.
5. Seja responsável e eficaz
Aqui estão quatro diretrizes simples sobre como executar sua conta de mídia social de forma responsável e eficaz:
a) Nunca ignore seus seguidores e os comentários de outras pessoas;
b) Estabeleça um cronograma de postagem e o cumpra;
c) Crie um tema em suas postagens;
d) Interaja como um ser humano normal.
6) Lide com comentários negativos corretamente
a) Você deve sempre responder e lidar com reclamações e comentários negativos. Caso tenha uma equipe, deixe apenas uma pessoa lidar com esses comentários negativos. Isso evita inconsistências nas respostas da sua conta. Suas respostas devem ser enviadas dentro de 15 minutos a uma hora após o autor da denúncia ou detrator postar o comentário. Sua resposta sempre deve mostrar que você é educado e calmo, independentemente de o comentário negativo ser de um troll da Internet ou de uma pessoa real.
b) Sempre agradeça ao comentarista por aumentar sua preocupação e lhe informar sobre seus sentimentos e opiniões. Não dê desculpas, especialmente se for verdade que foi sua culpa. Emita o pedido de desculpas necessário;
c) Não há problema em ser espirituoso na sua resposta, mas certifique-se de que ela não seja ofensiva. Além disso, não use sua inteligência para bater em torno do assunto ou atacar de maneira passiva-agressiva. Sempre lide com o comentário de maneira direta e profissional;
d) Dê explicações claras e concisas. Diga quais ações tomará para resolver o problema, e certifique-se de fazer isso. Forneça detalhes precisos sobre quando você voltará a entrar em contato, se precisar;
e) Use reclamações e comentários negativos como oportunidades;
f) Encoraje o comentarista a enviar uma mensagem diretamente a você por meio de mensagens privadas, se a conversa for longa. Forneça incentivos para que as pessoas expressem reclamações válidas;
g) Nunca remova qualquer comentário negativo. Se o comentário ou o comentarista estiver atacando ou trilando você de forma flagrante e violando claramente as diretrizes da comunidade do Instagram, denuncie o comentário. Siga os passos abaixo para relatar um comentário:
– Clique / Slide / Toque no comentário e segure (para PC / iPhone / telefone Android);
– Clique / Toque no ícone com a exclamação;
– Selecione a opção apropriada – “Spam ou fraude” ou “Conteúdo abusivo”- para o motivo pelo qual você considera que o comentário deve ser relatado.
7. Não se torne um troll na internet
Caso tenha sofrido alguma injustiça na Internet, não cometa outro crime fazendo calúnia, difamação, injúria, perfil falso e uso impróprio de imagem. Você será processado se tentar fazer isso. Vá a polícia e procure um advogado para entrar com processo caso se sinta injustiçado.
8. Não criticar ou dar uma avaliação negativa
Não aproveite a distância e o anonimato para ofender e ser grosso. Seja objetivo, gentil e proponha uma solução para resolver seu problema. Dê o exemplo para as outras pessoas.
9. Construa uma internet melhor
Está nas suas mãos compartilhar bondade. Torne a Internet melhor para você, para sua família e para seus amigos, assim como para as próximas gerações.
Sobre a Silicon Minds
A Silicon-Minds busca maneiras efetivas para marcas e pessoas físicas conquistarem uma presença positiva online, por meio de E-Commerce, Seo, Apps e Online Reputation. A empresa de reputação online é americana, fundada em 2014 por brasileiros, com sede em Miami e Vale do Silício. A inovação que apresenta ao mercado brasileiro, o gerenciamento de reputação online consiste em práticas éticas de aumento fatores de ranqueamento em mecanismos de busca e redes sociais usando conteúdo positivo de pessoas e empresas visando a melhoria da reputação online e defendendo clientes de trolls online que usam conteúdo ofensivo e pejorativo. O processo ainda envolve a melhoria contínua de atividades dos nossos clientes e ajuda à pessoas que sofreram experiências insatisfatórias. O trabalho ainda inclui a defesa de vítimas de difamação, calúnia, perfil falso, cyberbullying e cyberstalking. Atualmente o gerenciamento da reputação online é algo imprescindível para pessoas físicas e jurídicas.