Quantas horas um vendedor externo trabalha para ganhar bem?

Você já se questionou sobre quantas horas um vendedor externo trabalha para ter um bom salário? Diferentemente dos profissionais “tradicionais”, nem todo representante comercial cumpre uma jornada de 44 horas semanais. Alguns mais, outro menos.

A questão é: Qual será o volume de horas trabalhadas a fim de que possa tirar uma boa renda?

A vida de um profissional de vendas é bem diferente à da maioria dos outros profissionais.

A forma de fazer dinheiro é diferente, pois os recebimentos provenientes do trabalho tendem a variar bastante conforme a dedicação às atividades. Não é incomum, portanto, que seja questionado a respeito de quantas horas um vendedor externo tem que trabalhar por semana para ganhar bem.

Se você é um vendedor externo e gostaria de avaliar se está na média de seus colegas de profissão ou está considerando ingressar em uma carreira na área comercial, veja a seguir uma análise importante que precisa ser levada em consideração a esse respeito:

 

A definição de ganhar bem

O primeiro fator a ser considerado é definir o que, de fato, significa ganhar bem. Para um profissional, ganhar R$ 3 mil mensais pode significar dobrar o seu salário atual, enquanto que para outras pessoas significa uma queda violenta dos recebimentos que está acostumado a ter a cada período.

Por isso, é importante levar em consideração qual é o parâmetro utilizado para definir o que é “ganhar bem”. Isso, por sua vez, é individual e compete a cada um conforme metas definidas.

Cada profissional tem os seus próprios objetivos, metas, necessidades e possibilidades, de maneira a variar quantas horas um vendedor externotem que trabalhar por semana, bem como o volume de trabalho no período que deverá assumir para chegar onde objetiva.

A comissão também interfere na definição de quantas horas um vendedor externo tem que trabalhar por semana

Como um representante comercial tira seus recebimentos prioritário ou majoritariamente de comissões, o valor pago por cada venda é de fato muito importante para responder a esta questão. Quanto mais ele recebe por cada negócio fechado, menos horas precisará trabalhar, semanalmente, de sorte a atingir aquilo que avalia como ganhar bem.

Por outro lado, também, é válido considerar que quanto mais este profissional trabalhar, maior serão os seus ganhos. Dessa forma, responder à questão sobre quantas horas um vendedor tem que trabalhar por semana é resumida em: o máximo possível de acordo com o número de oportunidades!

O número de oportunidades

O número de oportunidades disponíveis também influencia em quantas horas um vendedor externos tem que trabalhar por semana. Se a empresa for a líder de mercado, muito requisitada ou atender a um nicho bastante movimentado, será necessário realizar menos esforços para prospectar clientes.

Por outro lado, quando o nicho é mais específico e/ou quando as chances de venda estão mais escassas, é forçoso dedicar mais tempo para selecionar e contatar possíveis clientes. Só a partir daí o agente de vendas pode ter a oportunidade de transformar aqueles contatos iniciais em transações efetivamente fechadas, exigindo-lhe mais tempo e energia.

Os profissionais que vendem carros são um ótimo exemplo. Por mais que ganhem mais a cada aquisição fechada, eles precisam se esforçar muito mais para captar os clientes, o que pode fazer com que trabalhem um número maior de horas por semana.

A possibilidade de expandir os ganhos

Mesmo quando a comissão é muito boa, o maior estima da venda ainda ficará obviamente para a empresa para a qual trabalha. Como profissional de vendas, você receberá apenas uma pequena porcentagem de todo o lucro. Se você tivesse acesso à maior parte dos recebimentos, por outro lado, seria capaz de trabalhar menos e ganhar muito melhor.

Pensando nisso, pode valer muito a pena explorar a possibilidade de expandir seus ganhos. Tornar-se dono do próprio negócio é uma saída bastante adequada, de modo que você passe a ter o máximo de controle e de proveitos.

Para entender quantas horas um vendedor externo tem que trabalhar por semana para ganhar bem é preciso levar em consideração diversas variáveis — algumas das quais, muito subjetivas. É por isso que a melhor forma de ganhar mais é ampliar os recebimentos com uma boa ideia para empreender.

E já que esse é o tema em pauta, aproveite este guia gratuito e completo criado pela Loocalizei para descobrir como tirar proveito dos momentos de crise e prosperar com seu próprio negócio: Guia Prático – A Hora de Empreender é Agora.

Deixe seu comentário

comentários