Facebook lança ferramenta que transforma videos em obras de arte atráves de IA

Os usuários do Facebook poderão gravar vídeos no smartphone que replicam o estilo de obras de arte conhecidas por meio de um novo recurso revelado nesta semana pela rede social.

Prisma, aplicativo com função parecida / Foto: Divulgação

Prisma, aplicativo com função parecida / Foto: Divulgação

Usando uma técnica chamada de “transferência de estilo”, a ferramenta pega o vídeo ao vivo e o transforma em algo que lembra o trabalho de Van Gogh, Picasso e outros artistas.

O efeito é provavelmente familiar para quem já usou o aplicativo Prisma, que usa técnicas parecidas para mudar o visual de fotos. O Prisma, no entanto, não consegue fazer o mesmo em tempo real, e alguns filtros exigem uma conexão com a Internet. O sistema do Facebook consegue funcionar offline e fazer a renderização em tempo real.

A tecnologia por trás de tudo é chamada de Caffe2Go. É um framework que permite aos engenheiros do Facebook rodarem redes neurais profundas em um smartphone, e pode ter aplicações além de apenas reinterpretar vídeos. Enquanto as imagens resultantes são atraentes, elas também mostram o potencial de levar o aprendizado de máquina (machine learning) para mais perto do dia-a-dia dos usuários.

Normalmente, os sistemas de aprendizado de máquina que suportam recursos inteligentes como o Feed de Notícias do Facebook rodam em computadores poderosos em data centers grandes. Isso é “Ok” para situações em que um pouco de latência de rede é aceitável ou até mesmo esperado, como atualizar o Feed de Notícias do Usuário. Mas não é algo muito bom para editar fotos em tempo real, que é porque esse sistema é tão útil.

Não espere que o Facebook comece a rodar a Skynet, de Exterminador do Futuro, em um smartphone em breve. Neste momento, o Caffe2go só funciona com modelos de aprendizado de máquina pré-treinados. A rede social precisa desenvolver e treinar um modelo no seu poderoso hardware de data-center antes de poder levar isso para um smartphone.

E, mesmo depois de tudo isso, os modelos ainda não conseguirão pensar como humanos. Em um briefing para a imprensa, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, mostrou uma imagem de um acidente de avião que foi legendada como “um avião está estacionado na pista do aeroporto” por um algoritmo de aprendizado de máquina feito para determinar o conteúdo de imagens.

Mesmo assim, o sistema Caffe2go é um passo para frente essencial no sentido de aumentar a presença do aprendizado de máquina. O Facebook disse que está focado em continuar a construir habilidades de inteligência artificial.

Loocalizei este conteúdo no IDG Now!

Deixe seu comentário

comentários