Amazon Go: o mercado da Amazon sem caixas e com pagamento por app

A Amazon ainda está tentando descobrir como usar robôs para organizar prateleiras, mas ao que parece ela já resolveu que não precisará de atendentes humanos em lojas físicas.
Assim é o Amazon Go: você vai lá, pega e sai / Foto: Divulgação

Assim é o Amazon Go: você vai lá, pega e sai / Foto: Divulgação

No ano que vem, a companhia abrirá uma loja de conveniência em Seattle onde clientes poderão entrar, pegar o que quiserem e saírem sem passar por um caixa.

Batizada de Amazon Go, a loja se encontra no coração do novo campus de desenvolvimento da gigante do varejo online e a algumas quadras de sua sede.

O que a Amazon quer é que pessoas entrem na loja, caminhem e simplesmente levem o que quiserem. Fácil, certo?

Para descobrir quem cobrar e quanto, a Amazon irá identificar seus compradores ao escanear seus QR codes nos telefones enquanto eles caminham e usam sensores e tecnologia de visão computacional para determinar quais itens eles levarão.

O pagamento é automaticamente deduzido de um cartão de crédito associado quando um cliente deixar a loja e o recibo é enviado ao app.

Isso pode soar um tanto assustador, mas não é mais invasivo do que um circuito fechado de monitoramento que muitas lojas já contam para deter ladrões ou ainda beacons Bluetooth que outras marcas usam para apresentar as últimas ofertas.

Mas como a Amazon Go e seu sistema conseguirão distinguir os código de barras de um pote de geleia de amora e um de morango da mesma forma que um balconista o faz, ainda está incerto.

Por enquanto, apenas funcionários da Amazon conseguem comprar na Amazon Go, mas no próximo ano, a loja estará pronta para vender salgadinhos e outras guloseimas para qualquer pessoa que contar com um app do Amazon Go rodando em seu smartphone.

Loocalizei este conteúdo no IDG Now!