Análise preditiva e seu poder de impulsionar a inovação nas empresas
Nos últimos anos, o uso da análise preditiva como ferramenta de observação de negócios ganhou relevância.
Com o avanço tecnológico, a análise preditiva é capaz de usar dados e algoritmos na tentativa de prever situações futuras. A partir desses dados estatísticos e dos históricos, é possível decidir as melhores ações que vão garantir o sucesso de empresas de vários segmentos.
No âmbito mundial, o mercado de negócios encara o uso da análise preditiva de forma essencial, já que ela é responsável por fornecer dados detalhados do processo produtivo, controlar os custos, aumentar a receita e controlar o comportamento dos consumidores.
“A ferramenta de análise preditiva promove a tomada de decisões baseadas em dados confiáveis, melhora o desempenho dos negócios, prevê comportamentos e identifica tendências de mercado, além de apurar também informações externas, como a situação econômica, preço de matérias-primas e até o clima”, conta Mariana Lucena Scheddin, Sócia e Diretora Comercial da startup Zeewlab.
Segundo Mariana, as empresas brasileiras ainda não adotaram a análise preditiva de forma estratégica. “Atualmente há muitas possibilidades de atuação no mercado com o uso customizado da metodologia, por exemplo, quando aplicada como business intelligence, isto é, a entrega de informações precisas e úteis aos decisores apropriados no tempo necessário para suportar a tomada de decisão”.