App gratuito faz match entre perfis de usuários e imóveis para encontrar o apê ideal
Meu Imóvel leva em conta informações do comprador para sugerir ofertas que se encaixem em suas necessidades.
Uma ferramenta que considera detalhes do perfil do usuário para encontrar o imóvel ideal para compra. Essa é a proposta do app Meu Imóvel, que tem por objetivo tornar mais certeiro o match entre consumidores e o local onde desejam morar, para economizar tempo e ter o melhor custo-benefício nessa procura.
Atuando como um consultor pessoal, a plataforma reúne dados do comprador, como composição familiar, se possui carros e animais de estimação, hobbies, entre outros, e cruza com as características dos imóveis para encontrar as opções mais compatíveis com o perfil do usuário. Além disso, o consumidor também pode inserir uma estimativa de quanto deseja pagar. Ao selecionar os resultados que mais lhe agradam, o consumidor obtém mais informações do empreendimento e pode entra em contato com a construtora diretamente pelo site.
Outro diferencial do Meu Imóvel é que, em vez de um bairro específico, o app pede um ponto de referência para localizar os imóveis. “Quando o usuário adota o critério ‘bairro’, pode deixar de ver uma oferta na rua de cima que pode muito bem ser boa para ele. Para ser mais preciso, o ideal é filtrar traçando um raio a partir de um local, o que a maioria das plataformas não faz. Nossa ferramenta busca cobrir esse gap”, diz Rafael Pizzotti Machado, cofundador do Meu Imóvel junto ao irmão José Eduardo Pizzotti Machado.
Foi o caso de Bruno Lima. Segundo ele, o imóvel que adquiriu com a ajuda do Meu Imóvel foi um “tiro certeiro”. Ele conheceu a plataforma após seis meses de procura em outros buscadores. “Gostei muito dos resultados que obtive, a maneira como é feita a filtragem ajudou muito”, afirma.
Lima colocou a USP como ponto de referência – região em que morou nos tempos de faculdade e da qual gostava muito, perto de seu trabalho e do clube que frequenta –, e acabou achando uma opção próxima que desconhecia. “Encontrei um centro comercial ótimo, que me permite fazer as coisas a pé. Além disso, o custo-benefício foi excelente”, avalia o engenheiro, que vive com a namorada e completa: “Foi feito pra gente”.
Trajetória
A ideia do buscador veio da percepção de um nicho de mercado, decorrente de conversas dos irmãos com o pai, que possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Rafael aprendeu a programar em Android e iOS e desenvolveu as primeiras versões do app, que depois foram aperfeiçoadas.
“As pesquisas iniciais de uma construtora sempre levam em conta o perfil de seu público-alvo. Então, o mais lógico é que um buscador conheça seu usuário, para selecionar as ofertas que têm a ver com ele e poupá-lo desse trabalho de filtro”, explica Rafael. Hoje, o Meu Imóvel já conta com mais de 25 parceiros, entre eles Gafisa, Tecnisa, PDG e Cyrela. Para as construtoras, a principal vantagem da ferramenta é a geração de leads mais qualificados.
Fazem parte da base de imóveis do aplicativo: lançamentos, empreendimentos em construção ou prontos para morar no estado de São Paulo. A meta agora é expandir para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, consolidando-se como um líder do segmento. O app, gratuito para o usuário, está disponível para Android, iOS e na web.