App VRTU – Entenda como a realidade virtual pode combater o Alzheimer
App VRTU foi o vencedor da edição de 2017 do evento App Factor, promovido pela ioasys em parceria com a The Bakery, em Londres. É hora de conhecer um pouco mais sobre ele
Dia 14 de março deste ano, App Factor divulgou o grande vencedor do concurso sobre aplicativos inovadores. O evento reuniu startups e empreendedores de diversas áreas como fintech (finanças e tecnologia), negócios, imóveis, realidade virtual e artes de todo o Reino Unido, no objetivo de desenvolver ideias fora dos papéis.
Foram selecionados 10 melhores projetos de aplicativos e o finalista concorria ao desenvolvimento gratuito realizado pela equipe da ioasys. Através de pitchs pré-definidos, os competidores apresentaram e tentaram convencer da importância dos respectivos projetos em 5 níveis:
1. inovação | 2. mercado | 3. time | 4. execução | 5. mobile
—
⁄ C O M P O S I Ç Ã O D O J Ú R I
Andrew Humphries (Co-fundador da The Bakery)
Emma Jones(Fundadora da Enterprise Nation)
Alexis de Vienne (Diretor da Sprint Pirates)
Leo Castellanos (Parceiro da SAATCHiNVEST)
Miki Mistrati (Produtor executivo da Time Inc.)
Paola Cuneo (Caçadora de talentos do Sirius Programme)
—
⁄ F I N A L I S T A S
3º LUGAR
Dymmo: Ciente da enorme emissão de CO2 pelos transportes convencionais, o aplicativo baseia-se na economia compartilhada. Cada bicicleta da Dymmo vem equipada com um sistema inteligente de GPS, permitindo que o usuário use e deixe a bicicleta em qualquer lugar, a qualquer hora, sem depender de estações específicas.
2º LUGAR
Go Sweat: Aplicativo com a missão de ajudar a encontrar o esporte ideal, promovendo várias ofertas especiais de aulas individuais, coletivas ou em família, desde Yoga, Pilates e Futebol até todas demais práticas imagináveis.
—
⁄⁄ V E N C E D O R
O App VRTU ficou em 1º LUGAR
Ele representa uma plataforma de realidade virtual com grande impacto social. O aplicativo, com ótima qualidade tecnológica, produz conteúdo especificamente adaptado para fornecer aos cuidadores e aos pacientes recursos terapêuticos para combater os sintomas da demência.
-
RECURSOS APP VRTU:
– Terapia de Reminiscência Virtual
Através da realidade virtual, o aplicativo abrange a terapia de reminiscência para combater sintomas de demência. Essa terapia apoia-se no papel organizador da memória, que, com fotografias, objetos pessoais, vídeos e música, resgata memórias de experiências passadas e reativa a cognição.
– Foco centralizado no Paciente
Cuidadores e familiares podem filtrar experiências conforme tempo e espaço para criar um itinerário baseado nas preferências do paciente. Quanto mais familiar o contexto, melhor será o resgate de memórias e mais eficiente a comunicação.
– Incentivo a conexões
Compartilhe experiências com o paciente e receba feedbacks valiosos sobre o que eles estão vendo e sentindo, estimulando diálogos mais interessantes e eficientes.
-
VANTAGENS APP VRTU:
– Cuidado e qualidade das informações
O app foi elaborado por experts em tratamento de pacientes com demência, e baseado em pesquisas concretas sobre os benefícios da Terapia Reminiscente.
– Melhor preparo cognitivo
Melhor associação de memórias visual, verbal e auditiva.
– Melhor comunicação
As conversas tornam-se mais fluidas e naturais entre pacientes com demência e seus familiares e/ou cuidadores.
– Priorização do bem estar
O ambiente torna-se mais dinâmico. Há valorização da experiência individual e do compartilhamento de sensações e lembranças em grupo.
– Conveniência de uso
O App VRTU pode ser usado em qualquer hora e em qualquer lugar, exigindo apenas um smartphone e um par de fones de ouvido.
—
“A maioria dos paciente tornou-se mais falante que o habitual. Ao resgatar memórias do passado, foi visível o sentimento de felicidade em poder compartilhar risos, sorrisos e ótimas conversas. ”
–Helen, Supervisora de Enfermagem na Meadow View Nursing Home (UK)
O app também concorreu ao prêmio de Aspirin Social Innovartion Award, promovido pela Bayer Cares Foundation, mas não foi selecionado para etapa final. App VRTU já está disponível para download gratuito para pacientes e pesquisadores, e cobra uma taxa mensal de £49 para ser utilizado em casas de abrigo de idosos.
Não há previsões de exportação do projeto para outros países.
Referências: ioasys.com.br