Pela primeira vez, Apple liberará artigos sobre Inteligência Artificial
A Apple permitirá, pela primeira vez, que seu time de inteligência artificial publique artigos, uma estratégia que poderia ajudar a fabricante a avançar a área de deep learning.
A companhia de Cupertino sempre manteve uma posição fechada em relação à inteligência artificial e outras tecnologias desenvolvidas dentro de suas paredes, algo que para especialistas dificulta o trabalho da Apple em contratar novos talentos na área.
Em entrevista a Business Insider, Yann LeCun, que lidera a divisão de IA do Facebook, disse que a publicação de artigos é crucial para pesquisadores. “Você não pode dizer as pessoas ‘venha trabalhar com a gente, mas você não pode dizer a elas o que você está fazendo’ por que isso basicamente arruinará a carreira delas”, ressaltou. A reportagem dá como exemplo o fato do Facebook ter aberto as tecnologias que usa para reconhecimento de objetos em imagens. Ao lado da companhia de Mark Zuckerberg, outras gigantes como Microsoft e Google, também tem tornado públicas suas pesquisas em inteligência artificial.
Mas ao que tudo indica, a fabricante dos iPhones mudou de ideia. Russ Salakhutdinov, diretor de pesquisa de IA da Apple, anunciou na terça-feira (6) durante conferência Neural Information Processing Systems, em Barcelona, que a companhia vai permitir que seu time publique artigos e se engajem melhor com a comunidade de inteligência artificial. O objetivo, de acordo com Salakhutdinov, é atrair e reter talentos da indústria.
Quando a Apple introduziu sua assistente virtual Siri em 2011, a companhia estava relativamente a frente de muitos de seus competidores. Mas desde então, ela tem ficado para trás a medida que nomes como Amazon e Google avançam com suas soluções.
Uma das saídas, até então, que a Apple tem recorrido é a compra de uma série de startups de inteligência artificial. Uma das aquisições mais recentes é a startup Turi Inc., uma compra que custou US$ 200 milhões à Apple.