Arrecadação para tratamentos de saúde e educação lideram campanhas de financiamento coletivo

As causas sociais no Brasil têm bons números e endereços certos. Em levantamento feito pela fintech Vakinha, maior plataforma de arrecadação e financiamento coletivo do país, mais de 90% das maiores campanhas do site em 2017 foram doações para tratamento de saúde, seguidas por projetos ligados a educação.

Arrecadação para causas sociais

Foto: Startup Analyst

Na avaliação do sócio e fundador Fabricio Milesi, as arrecadações mostram claramente a movimentação da sociedade brasileira para valorizar e tentar suprir áreas com deficiência de investimentos e gestão no país. Outro ponto que chamou a atenção no levantamento, segundo Milesi, é que cerca de 20% das doações são feitas por pessoas que não conhecem o criador da vaquinha. “Isso aponta o quanto os doadores são movidos pela natureza das causas e pela reputação do criador da arrecadação, que tem sua divulgação inicial feita por um circulo de amigos, que atestam a veracidade e a seriedade da arrecadação”, afirma.

Sem fraudes

A opção por usar a plataforma de arrecadação também é uma maneira de evitar fraudes. No Vakinha os valores arrecadados são públicos. Isso ajuda a quem vai doar saber se a meta foi atingida ou não, norteando de forma transparente sua decisão. Outro aspecto é o sistema de inteligência artificial criado pelo site, que retém as arrecadações durante 15 dias, enquanto faz avaliações de indícios de fraude como possíveis clonagens e garante o destino correto das arrecadações ou a devolução do dinheiro ao doador, se for o caso.

Taxas reduzidas também ajudam na opção pela internet. O Vakinha opera com 6,4% de taxa sobre a arrecadação, enquanto média de mercado é 12%. Isso é possível graças a altos investimentos feitos em tecnologia para criar seu próprio sistema de pagamentos, sem depender de terceiros, o que acrescentaria mais custos.

Arrecadação em crescimento

Em 2017 o site registrou mais de 140 mil vaquinhas abertas, com 450 mil pagamentos processados e 26 milhões de visitas de 15 milhões de usuários. Contando com o início de 2018 o Vakinha alcançou a marca de R$ 80 milhões captados desde sua fundação em 2009. Em 2015 a arrecadação foi de R$ 8 milhões, indo para R$ 18 milhões em 2016. “De acordo com nossa taxa de crescimento histórica, só em 2018 estimamos captar R$ 80 milhões, além do que alcançamos até agora”, afirma Milesi.

 


Informações:
Maria Emília Farto