Aston Martin fecha concessionária e encerra atividades no Brasil

Depois de 6 anos no Brasil, a britânica Aston Martin terminou sua operação nacional.

Aston Martin tornou-se muita conhecida na cultura pop por ser a marca do carro de James Bond | Foto via Markin Dadomi

Após rumores, a marca informou oficialmente o fechamento da única concessionária Aston Martin brasileira. Inaugurada em agosto de 2010 pelo principal representante da marca no Brasil, Sérgio Habib (responsável também por trazer ao Brasil a Citroën e a Jaguar), a loja era localizada no Jardim Europa, em SP.

Apesar do motivo não ter sido oficializado, especialistas afirmam que a crise e a retração do segmento de esportivos devem ter sido fatores decisivos. 2016 foi um ano difícil para a britânica no Brasil, já que somente duas unidades foram vendidas, no valor de R$ 818 mil. Com o desempenho tão fraco, a marca foi obrigada a encerrar as atividades.

Declínio das marcas de luxo

Além da Aston Martin, outras marcas de luxo como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Bentley têm sentido o impacto da crise econômica nos negócios. Após a diminuição de 78% no número de unidades vendidas no período de 2011 a 2016, a hora é de reformas.

Agora o que resta é esperar que mais nenhuma marca de luxo tome metidas parecidas com a Aston Martin. Mas com a crise gerando incerteza no mercado, talvez seja hora de reavaliar prioridades e desenhar novas metas para 2017.