Benchmarking: 4 dicas sobre como aprender com a concorrência
Olhar apenas para dentro, deixando de aprender com a concorrência, é um erro primordial das empresas. Para Flávio Ítavo, 30 anos de expertise em processos de Turn Around, observar os erros e acertos do mercado através do benchmarking pode ser a forma mais rápida de evitar o insucesso.
“Muitas companhias demoram a iniciar seus processos de recuperação porque temem que a concorrência saiba que estão em maus lençóis”, explica o especialista, “esse tipo de comportamento mostra como o mercado, no geral, está atento em movimentos de altos e baixos das empresas. E por que isso acontece? Exatamente porque casos de insucesso servem como aprendizado para a concorrência.
Tirando algumas raras exceções, praticamente toda empresa tem um concorrente. E para Flávio, uma das competências básicas que diferencia empresas longevas e competitivas é o processo de aprender com essas empresas. Grandes companhias têm, em sua maioria, cargos cuja finalidade é exatamente acompanhar o mercado, mas entre as pequenas e boa parte das empresas de porte médio, há uma defasagem grande nessa área.
Flávio chama atenção para a importância de avaliar o mercado: “estamos falando sobre benchmarking, um processo pelo qual estabelecemos parâmetros, aprendemos com outras empresas, que permite traçar metas e planejar com mais assertividade”. Ele cita as áreas em que as informações do benchmarking podem ser utilizadas:
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1. Benchmarking estratégico
Aqui, o que se procura é ter conhecimento das suas posições competitivas em relação ao mercado/concorrência e traçar um plano para que suas marcas em relação aos outros sejam atingidas.
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2. Benchmarking de melhores práticas aplicadas
Se sua empresa não consegue estabelecer uma cultura de produtividade, custos e prazos que se encontre dentro daquilo que o mercado exige e entrega, você logo estará fora do negócio. Neste ponto estamos falando de algumas competências que estão mais relacionadas a produtividade, custos e “leadtimes”.
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3. Benchmarking financeiro
Trata-se de comparar o desempenho financeiro de sua empresa, versus o que os concorrentes apresentaram. A maior dificuldade se dá pelo fato de que uma boa parte das empresas médias e pequenas, ao contrário das de capital aberto, não disponibiliza dados adequados para que isto seja realizado. Entretanto, com os profissionais e recursos adequados, é impressionante o número de informações que podem ser apuradas pela internet nos dias de hoje.
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4. Benchmarking de índices de satisfação do consumidor
Sabendo quem é a empresa líder do mercado em índices de satisfação, posicione os objetivos e ações de sua empresa acima do líder e seja determinado e disciplinado na obtenção da liderança deste item. Você nunca errará tendo os melhores índices de satisfação do consumidor.
Ao pessoal das pequenas empresas que não tem dinheiro para pagar as pesquisas, que são caras e nem sempre tão simples de entender, Flávio recomenda o acompanhamento do índice inverso, que é de graça e disponível a todos: “Acompanhe os números e índices de reclamações de seus concorrentes e tenha certeza de que seus índices sejam muito menores que os deles. Não tem erro! O melhor é que estas informações estão muito disponíveis”.
Texto por Flávio Ítavo