Black Friday: 4 motivos para comprar de pequenos e médios e-commerces
A Black Friday está logo aí e é uma ótima opção para quem quer economizar.
Mesmo com um ritmo menor de vendas no começo do ano por conta do cenário econômico do país, a expectativa é de um crescimento de 8% no consumo online na Black Friday em 2016, quando comparado com o do ano passado, de acordo com dados da Ebit.
Ainda segundo a Ebit, 84% dos consumidores online devem aproveitar a enxurrada de ofertas, descontos e promoções. De acordo com Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada – plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 400 mil lojas hospedadas – comprar dos pequenos e médios lojistas pode ser uma oportunidade de aproveitar bem a data e garantir um bom negócio.
O especialista dá algumas dicas de como os consumidores podem evitar uma “cilada” e também aproveitar as vantagens na hora das compras na Black Friday com pequenos e médios lojistas virtuais.
Comparação de preços
Hoje em dia é muito mais prático e cômodo fazer uma compra no sofá de casa, do computador, do celular ou do tablet. O consumidor consegue comparar muito mais preços e com isso, planejar as compras e, claro, economizar. Além disso, as pessoas evitam as filas quilométricas costumeiras nas lojas físicas. Em alguns casos, pequenos e-commerces podem oferecer boas vantagens sobre determinado produto, vale a pena pesquisar.
Devolução e troca de produtos
A política de devolução e troca durante a Black Friday não costuma ser muito flexível. Uma das vantagens dos pequenos e médios lojistas é que como são menores, há possibilidade de negociação, diferente dos grandes varejistas.
Prazo de entrega
As grandes lojas recebem muitos pedidos e disponibilizam, na maioria das vezes, um prazo muito extenso para a entrega dos produtos. Já os pequenos e médios varejistas se planejam para vender mais e aproveitar a data – evitando ao máximo que o consumidor tenha uma experiência negativa com a loja.
Neste caso, é possível encontrar prazos de entrega menores, e além disso, o consumidor tem mais acesso à comunicação da empresa, consegue entrar em contato e negociar a entrega, caso haja algum problema.
Horário de pico
O horário de pico no comércio eletrônico é, geralmente, no começo da Black Friday, da 0h às 3h. Fique de olho porque nesse período, o consumidor pode ter dificuldades de conexão com as lojas e problemas com a identificação do pagamento, principalmente nos grandes e-commerces por conta do número de acessos.