Entenda como a tecnologia blockchain vai revolucionar os negócios
Atualmente, blockchain é considerada uma das tecnologias com maior potencial de inovação disruptiva existentes no mercado.
Antes, apenas utilizada como infraestrutura para as transações de bitcoin (moeda digital), a tecnologia tem chamado a atenção de companhias no mundo todo, sendo, inclusive, tema de estudos aprofundados por praticamente todas as instituições financeiras, além de empresas dos mais diversos segmentos de mercado.
Mas blockchain ainda é um assunto novo e também um tanto complexo. Aqui vou procurar esmiuçar seu funcionamento, benefícios e algumas aplicações, uma vez que já se fala que essa tecnologia mudará completamente o mundo como o conhecemos devido ao seu potencial revolucionário para gerar novas oportunidades de negócios.
Começamos pela definição. Blockchain é um tipo de banco de dados (um livro público) distribuído que permite armazenar os registros de todas as transações digitais, de forma permanente, anônima, descentralizada e à prova de violação.
[expand title=”Continuar lendo”]
Esses registros são feitos em blocos e uma vez que um bloco é concluído, ele é guardado na blockchain. Toda vez que um bloco é finalizado um novo é gerado — a cada 10 minutos, em média. Existe um número incontável de blocos na blockchain que são conectados uns aos outros (como uma corrente) onde cada bloco contém uma referência para o bloco anterior.
Os blocos que compõem a blockchain contém hashes (funções matemáticas que permitem gerar um código ou assinatura única para qualquer documento digital) que interligam e indicam informações na base de dados. Assim, a tecnologia dispensa a necessidade de uma autoridade central, uma vez que distribui a responsabilidade da veracidade das informações com todos os integrantes da rede.
Dessa forma, a blockchain permite oportunidades em diversas áreas, sendo uma alternativa, por exemplo, para o setor público, atuando como fiscalizador contra corrupção, uma vez que pode substituir as atividades exercidas por cartórios, tabeliões, entre outras autoridades públicas.
Pensando no universo corporativo, a blockchain pode trazer uma série de benefícios como redução de custos com segurança e infraestrutura; aumento da produtividade; geração de novos serviços; aumento da capilaridade e potencial de atendimento; e transparência das informações, frente ao governo e a sociedade.
Dito isso, é mais fácil imaginar as possibilidades da blockchain e como ela pode ser aplicada, tanto como tecnologia quanto conceito, no universo de gestão de processos (BPM) e documentos (ECM). Isso porque a partir do momento em que você armazena uma informação nesta rede, ela será perpétua, confidencial e impossível de ser alterada sem o conhecimento de todos os integrantes da cadeia. Assim, de forma mais acessível financeiramente, qualquer empresa pode garantir a autenticidade e transparência das suas atividades, otimizar seus processos com maior agilidade às transações, bem como obter maior segurança e controle das informações, sem a necessidade de intermediação de terceiros, nem de um sistema centralizado.
A sua empresa já estuda essa tecnologia que já é considerada peça-chave para a chamada Indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e TI, como Internet das Coisas (IoT) e cloud computing?
[/expand]
Rafael Bortolini é diretor de P&D e inovação da SML Brasil. Loocalizei este conteúdo no Computer World.