5 melhores cidades brasileiras para empreendedores

Todo empreendedor sabe o quanto é estimulante começar uma nova empresa. O momento de identificar a oportunidade, pesquisar o mercado e encontrar o melhor modelo comercial são logo seguidos de algumas decisões chave, que podem definir o sucesso do novo negócio. Uma das primeiras perguntas a responder é: em qual das cidades minha empresa deve se instalar?

loocalizei-negocios-empreendedorismo-melhores-cidades-brasileiras-para-empreendedores

A localização é um fator importante e o planejamento inicial deve levar em conta as características das cidades escolhidas, se há um mercado consumidor em potencial instalado e se é fácil o acesso aos fornecedores. No caso de empresas digitais – que potencialmente têm consumidores em qualquer lugar e que não dependem tanto da logística dos fornecedores – é preciso considerar se a cidade escolhida oferece um ambiente promissor, tanto para atrair mão de obra qualificada quanto para gerar networking.

Uma das mudanças ocorridas nos últimos anos é que as metrópoles e grandes cidades deixaram de ser a escolha mais óbvia.

Hoje as cidades de médio porte contam com investimentos em infraestrutura e mercado aquecido, que podem oferecer mais vantagens para quem está começando um empreendimento. O que, claro, não quer dizer que as cidades grandes deixaram de ser atrativas.

É preciso analisar a possibilidade de sucesso para além do tamanho da cidade e levar em conta outros fatores – como o setor em que sua nova empresa irá atuar. Vamos ver opções de cidades brasileiras em que você pode começar seu negócio e alcançar o sucesso.

1. Belo Horizonte (MG)

A capital mineira tem ganhado destaque, principalmente depois que o Google instalou um escritório na cidade.  Além disso, Belo Horizonte conta com a Universidade Federal de Minas Gerais, que tem foco de atuação na biotecnologia e softwares. Por isso pode ser o local ideal para abrir negócio nessas áreas e ter mão de obra especializada.

2. São Paulo (SP)

O coração financeiro do país continua sendo um bom local para começar uma empresa, pois conta com mais de 11 milhões de habitantes, profissionais de qualidade e mercado consumidor exigente. Essa cidade é cotada como uma das melhores para começar uma rede de franquias, visto que concentra 51% das sedes dessas redes no Brasil.

Quer investir em um novo negócio na capital paulista? Os especialistas apontam que os setores que apresentam cenário mais favorável são: acessórios, vestuário, alimentação, beleza, saúde, mobiliário, construção, infantil, automotivo e livrarias.

3. Rio de Janeiro (RJ)

Assim como São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro continua a ser uma das melhores no Brasil para abrir um novo negócio. São mais de seis milhões de habitantes e universidades que formam excelente mão de obra, além de mercado consumidor interessado em novidades nos mercados de alimentação, lazer, saúde e bem-estar.

4. Florianópolis (SC)

Se seu negócio é no setor de tecnologia, você vai querer considerar essa ilha como sede. As belezas naturais já não correspondem pela maior contribuição fiscal da capital catarinense. Há alguns anos o setor de tecnologia gera mais receita para a cidade do que o turismo.

São mais de 600 empresas no setor e um ambiente cada vez mais propício para criação de novos negócios digitais, com incubadoras governamentais e privadas, além de fundos de investimento nacionais e estrangeiros que se instalaram na cidade nos últimos anos.

5. Santa Rita do Sapucaí (MG)

Esse é o exemplo de cidade pequena, cerca de 40 mil habitantes e muito promissora. Abrir negócio em uma cidade pequena é viver em um lugar mais seguro e tranquilo, sem deixar a possibilidade de crescimento de lado. A cidade mineira destaca-se na área de informática e vem formando um polo eletroeletrônico, com cerca de 150 empresas, que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano. A prefeitura municipal ainda concede benefícios a empresas que queiram se instalar na cidade.

Antes de tomar a decisão sobre a cidade em que pretende abrir sua empresa, não deixe de considerar todos os aspectos possíveis – já que as variáveis podem ser diferentes de um negócio para outro.

Loocalizei este conteúdo no Blog Luz