O que um grande líder tem que nós não temos?

Por André L. Souza

loocalizei-negocios-gestao-caracteristicas-de-um-grande-lider

Quando eu trabalhei na antiga Telemig Celular (hoje Vivo), o meu chefe imediato era uma pessoa brilhante e eu aprendi muito com ele. Luiz Henrique Neves era o nome dele. Lembro uma vez que ele me pediu um relatório de vendas de algumas lojas credenciadas e me pediu para incluir projeções de venda até o final do mês. A minha reação foi: “Incluir proje.. o que? Não sei o que é isso“. A resposta dele foi simples: “Projeções. Eu sei que você não sabe. Mas sei que pode aprender. Sexta-feira, ok? Obrigado“.

Fiz o tal do relatório. Obviamente, tudo errado. Ele viu, identificou comigo onde estavam os problemas e disse pra eu refazer. Fiz de novo. Ficou bom. Quando ele entregou o relatório para o superior dele (outro líder brilhante, por sinal), não deixou de me dar o crédito pelo relatório bem feito. Hoje eu sei bem como fazer relatórios com projeções.

Toda grande empresa tem pelo menos um grande líder. Mas afinal de contas, quais são as principais características de um grande líder. O que um grande líder tem que nós não temos? Estamos o tempo todo tomando decisões. Algumas simples, como por exemplo “será que devo continuar lendo esse texto?” e outras mais complexas, tipo “devo ou não demitir funcionário X?” Bons líderes são aqueles capazes de tomar qualquer tipo de decisão, seja ela simples ou complexa, de uma maneira efetiva e que funcione. Mas como fazer isso? Existem algumas características importantes que líderes devem ter e que irão facilitar na hora de tomar as decisões certas.

Um bom líder deve ser uma pessoa extrovertida.

Não precisa ser o tipo centro das atenções, mas precisa ser alguém visível e com boas qualidades comunicativas. Essa visibilidade é vantajosa. Pessoas extrovertidas são implicitamente vistas como mais confiantes e seguras, que são características importantes de um bom líder. Além disso, uma pessoa extrovertida é geralmente mais capaz de ‘defender’ o time que lidera, podendo conseguir vantagens internas que um líder mais introvertido talvez não conseguiria com a mesma facilidade. Além disso, confiança gera motivação.

Apesar de gostarmos de pessoas agradáveis, pesquisas mostram que bons líderes nem sempre são pessoas 100% agradáveis.

Uma característica comum de pessoas agradáveis é que elas tendem a ter problemas para expressar suas críticas de maneira direta. Bons líderes precisam ser diretos nas críticas para promover melhorias mais objetivas. Quando o Luiz Henrique me disse que o meu relatório não estava correto, não foi uma situação muito agradável. No entanto, o fato de ele ter sido objetivo e direto com relação ao que estava errado deixou claro pra mim onde estavam as lacunas do meu conhecimento sobre projeção de vendas.

Um bom líder deve ser uma pessoa organizada e disposta a seguir regras.

A organização é importante para visualização de possíveis cenários de decisões a serem tomadas. Seguir regras é importante para demonstrar uma abordagem ética no processo de tomada de decisão. No entanto, o líder deve ser capaz de pensar fora da caixa, e não só seguir um conjunto de regras de maneira cega e descontextualizada. Muitos problemas que grandes empresas enfrentam no dia-a-dia exigem soluções criativas. E soluções criativas geralmente surgem quando olhamos fora do domínio do problema. Por isso que um bom líder não é aquele que é de “humanas” ou “exatas” ou “biológicas”, e sim aquele que é multi-disciplinar na maneira de abordar os problemas.

Uma das características que eu julgo mais importante em um líder é a estabilidade emocional.

Nossa mente gosta de coisas previsíveis. Nos sentimos mais confortáveis quando sabemos o que esperar de alguém. Um líder emocionalmente estável é aquele que os integrantes do time já sabem como ele irá reagir a uma boa ou má notícia. Se o líder é instável emocionalmente, os integrantes do seu time podem não confiar nele o suficiente para trazer problemas importantes que precisam ser resolvidos em equipe. Estabilidade emocional contribui também na busca de soluções criativas, uma vez que estabilidade emocional é uma característica comum de pessoas que têm o que chamamos de mente-aberta.

No final das contas, um líder não é necessariamente aquele que sabe mais ou que tem mais títulos, mas sim aquele que se utiliza de todas essas características que mencionei antes para potencializar a capacidades daqueles que integram o seu time. Esse é o líder que as empresas devem procurar.

Loocalizei este conteúdo em Cognando