Google tenta resolver a crise da habitação dos funcionários com casas modulares
Os funcionários do Google não estão conseguindo encontrar imóveis a preços acessíveis no Vale do Silício, então a empresa está investindo em casas modulares que servirão a curto prazo para eles.
De acordo com informações do Wall Street Journal, o Google encomendou 300 unidades para um startup chamada Factory OS, especializada em casas modulares. O negócio custará entre US $ 25 e US $ 30 milhões.
As casas modulares são completamente construídas em uma fábrica e montadas como peças de quebra-cabeça no local. Este método de construção pode reduzir o custo da construção em 20 a 50 por cento, informa o jornal. Estes apartamentos também podem ser colocados de forma mais rápida para atender às necessidades básicas de habitação. Em um caso, o jornal cita, os inquilinos economizaram 700 dólares por mês devido à redução dos custos de construção.
O Google possui sede em Mountain View, Califórnia, e possui quase todo o espaço de escritório disponível em North Bayshore. Além disso, seus próprios planos para uma nova sede de ponta estão paralisados por causa de uma disputa de propriedade com o LinkedIn. Desnecessário dizer, mas se os escritórios são difíceis de encontrar, a habitação a preços acessíveis é ainda mais difícil. Os relatórios, ano após ano, indicam que São Francisco tem os preços de aluguel mais altos do mundo.
No início deste ano, a CNBC publicou um artigo que detalhou a dificuldade das empresas de tecnologia na tentativa de convencer os possíveis funcionários de se mudar para San Francisco, especialmente quando vivem no exterior. Em resposta, algumas startups estão estabelecendo escritórios em outras cidades, como Chicago e Seattle. A outra opção é superar a crise da habitação, como o Google parece estar fazendo com seu investimento em casas modulares.
Via The Verge