Coaching prepara jovens para empreendedorismo

Inspirados por modelos como Mark Zuckerberg, do Facebook, ou Evan Spiegel, do Snapchat, e nas startups de sucesso; os universitários têm cada vez mais o empreendedorismo como plano de carreira.

loocalizei-negocios-empreendedorismo-coaching-para-jovens-empreendedores

Essa nova tendência entre os mais jovens tem revelado grandes talentos para a inovação. No entanto, nem sempre as habilidades criativas caminham ao lado da aptidão para liderança e gestão igualmente desenvolvidas.

“Seja pela maturidade da idade ou mesmo pelo perfil de cada um, os processos de coaching de carreira tem atraído aspirantes a futuros empresários até mesmo antes do vestibular”, conta Daniel Lustig, proprietário da Mind Factory e coach que tem entre seus clientes jovens nessa situação.

Esta grande massa de estudantes deve começar a moldar os negócios do futuro e não pode ser ignorada. A pesquisa “Perfil do LIDE Futuro”, divulgada no ano passado, já mostrava que 58% dos universitários se veem como empreendedores na atualidade. Quando questionados como se viam no futuro, o número sobe para 62% em até 4 anos, e quando o prazo questionado foi de 10 anos, o total de estudantes que se viam empreendendo pulou para 78%.

Em contrapartida, outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), revelou que nesse público 30% declaram possuir dificuldades de gestão financeira, 27% encontrava as mesmas dificuldades na gestão de pessoas e outros 25% em planejamentos. Números que comprovam a necessidade de apoio para evitar empreendedores em negócios frustrados e desperdiçando talentos para a inovação criativa.

“Esse perfil sonhador e cheio de ideias dos jovens é a característica mais importante para um empreendedor, sem o sonho os objetivos ficam muito rasos e superficiais. Por isso, apostar no desenvolvimento cognitivo é tão importante para eles como indivíduo e para o mercado como um todo”, explica Lustig.

O processo de coaching para jovens empreendedores

O trabalho de coaching com os jovens segue etapas similares o trabalho de coach com outros perfis. Basicamente, para enfrentar qualquer obstáculo é necessário ao indivíduo conhecer quais são os seus pontos fortes, os seus valores e, acima de tudo, o seu propósito. Com jovens e adolescentes, Daniel Lustig passa por etapas básicas que chama de “Empoderamento”, o momento em que ajuda o coachee a descobrir quem ele é de uma maneira mais tangível.

Como primeiro passo no início do processo, é necessário que o jovem tenha algumas respostas em mente. O que ele quer fazer? Como ele quer fazer? E por que ele quer fazer? Estando consciente e seguro para responder estes três questionamentos já é possível dar início a um plano de ação focado em seus objetivos e metas.

O mais importante de tudo é apoiar o jovem a estar sempre preparado e consciente de que vão enfrentar problemas, pois eles sempre vão existir. A ajuda profissional de um coach vai prepará-los a enfrentar os desafios e não fazer com que eles desapareçam. É indispensável ter em mente que o sucesso vem da dedicação, trabalho e muitas e muitas tentativas. Hoje em dia, eles são muito ansiosos, imediatistas. O maior desafio no trabalho é mantê-los focados e motivados.