5 passos essenciais para se alcançar a eficiência em vendas

A área de vendas é fundamental nos negócios, uma vez que é por meio dela que o empreendedor coloca seus produtos à prova no mercado e, consequentemente, gera receita para que a sua empresa cresça e conquiste um bom posicionamento em no mercado. Desse modo, ter ótimos produtos ou serviços não lucro.

Com intuito de auxiliar empreendedores interessados em alcançar a eficiência em vendas, o presidente da ADVB, Latif Abrão Jr., selecionou cinco dicas essenciais para os negócios:

1. Inclua as estratégias de venda no planejamento global da empresa

Para Latif, uma das principais falhas que um empreendedor pode cometer é não dar a devida atenção para a área de vendas já no início do negócio. Segundo ele, em diversos casos, o empreendedor devota uma preocupação profunda com questões importantes como o marketing ou as finanças na hora de planejar sua empresa, mas trata a área de vendas enquanto um aspecto a ser desenvolvido a posteriori.

“Minha dica para os novos empreendedores é: inclua a área de vendas no planejamento global de seu negócio, avaliando qual o capital disponível para investir no setor e que estratégias irá implementar para construir um time de vendas competente”, comenta Latif. “E para aqueles que já tem uma empresa no mercado, o planejamento, validação e revisão das ações de venda tem de ser constantes, sempre com o foco na melhora contínua”, completa.

2. Foque no trabalho em equipe

O presidente da ADVB ressalta que quanto mais forte e integrado for o time de vendas, maiores são as possibilidades da ampliação da gama de consumidores. Para isso, o gestor deve trabalhar para profissionalizar a equipe encarregada das vendas e da condução dos processos da área, uma vez que, a partir do momento em que a empresa cresce, ele terá problemas se quiser concentrar todas as atividades.

Ele ainda destaca: “fuja da armadilha de contratar colaboradores apenas por amizade, indicação ou mesmo parentesco. Vendedores são consultores especializados e precisam estar aptos a desenvolver uma função cujo cotidiano está repleto de desafios”.

3. Crie um programa de treinamento

Poucos fatores são mais prejudiciais para um departamento de vendas do que a falta de treinamentos e de atualização. “É fundamental frisar que há sempre algo para ser melhorado e aprendido. Ademais, os perfis de consumo são dinâmicos e o vendedor precisa estar preparado para as mudanças do mercado”, explica Latif.

Dentre os aspectos que devem ser sempre pontos de atenção, o presidente da ADVB destaca a resiliência dos vendedores; o conhecimento do negócio, produtos e suas mudanças e atualizações; a relação com os colaboradores e outros departamentos; técnicas de venda e abordagem do cliente; o entendimento do mercado, do ambiente econômico e social; além da necessidade de se investir na motivação da equipe continuamente.

4. Integre a equipe de vendas com as outras áreas da empresa

“Há não muito tempo, era comum um modelo de gestão excessivamente hierárquico que, de modo voluntário ou não, acabava também por segmentar demais as áreas de uma empresa. Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos gestores que privilegiam a integração e o diálogo entre os diversos departamentos de um negócio”, esclarece Latif.

Para ele, esse cenário só traz ganhos para os vendedores, visto que, a partir de uma visão holística da empresa, eles podem absorver conhecimentos valiosos de outras áreas e, assim, favorecer a conquista de novos clientes e o crescimento da companhia como um todo.

“Um vendedor que, por exemplo, amplia seu know-how com conhecimentos de marketing e atendimento, tem muito mais chances de converter novas vendas do que um profissional sempre preso às mesmas técnicas e visão”, declara.

5. Estabeleça metas realistas, mas desafiadoras

De acordo com Latif, o gestor precisa definir metas realistas e claras para seus colaboradores. “Tais metas não podem ser nem ilusórias – pois só irão desmotivar sua equipe – nem pautadas por uma régua muito baixa – pois você pode acomodar o time”, comenta.

Ele ainda salienta que o empresário deve ter em mente que querer vender mais não traduz uma meta, mas sim um desejo vago. “Todos queremos vender mais quando administramos uma empresa. Todavia, quando afirmamos, por exemplo, que meu objetivo é vender x% a mais do que 2016 até o final do ano, aí sim temos uma meta concreta e mensurável”, finaliza.

ADVB
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