Como o trabalho dos profissionais do futuro será mais fluido e flexível

Esses são alguns dos segredos para atender aos novos valores e expectativas das novas gerações de profissionais.

Foto via Bethany Legg/Unsplash

Há tempos que salários e cargos não são o suficiente para conquistar um talento ou manter um profissional no seu quadro de funcionários. As novas gerações de profissionais, conhecidas pelos termos Millennials e Centennials, têm redefinido os benefícios que uma empresa precisa oferecer para atraí-los, engajá-los e retê-los.

Sabemos que é muito importante trabalhar na construção de uma “marca empregadora” que se alinhe com os novos valores e expectativas dos profissionais do futuro. Isso é importante principalmente para conter a rotatividade dos colaboradores, que nos EUA chega a gerar perdas de até 11 bilhões de dólares. Considerando que em 2015, 43% dos Millennials estavam em busca de um novo trabalho, faz sentido que as empresas se movimentem para melhorar a reputação da sua “marca empregadora” no mercado.

A nossa sugestão, baseado nos estudos e dados da Kantar Futures, é focar em 4 pilares: as recompensas, as oportunidades, a liderança e a cultura.

Recompensas precisam ser visíveis e sob demanda

Atualmente, o que os profissionais mais buscam são chances de se verem reconhecidos socialmente e serem ‘vistos’ de forma positiva pelos seus colegas e superiores. No futuro, essa necessidade de reconhecimento será ainda mais intensa, quase que ‘sob demanda’, em cada um dos projetos em que os profissionais estiverem envolvidos

Oportunidades de crescer e de evitar grandes riscos na carreira

Mais do que ajudar a galgar novos degraus na carreira, os Millennials e Centennials também esperam que as corporações os ajudem a minimizar os riscos que as suas carreiras podem sofrer.

Líderes precisam estar preocupadas com o bem-estar e a vida pessoal dos profissionais

Encher o profissional com excessiva dedicação à empresa já não é uma estratégia bem vista pelos colaboradores. Eles hoje esperam que as companhias apoiem um estilo de vida que traga bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Mais do que permitir horários flexíveis ou home-office, isso significa conseguir encaixar a rotina da empresa para apoiar profissionais com filhos pequenos, com desafios familiares ou alguma dificuldade de saúde em particular. Não se trata de colocar barreiras entre onde começa e termina o ambiente profissional, mas de compreender que o colaborador se traz por inteiro por onde passa, seja na empresa ou na sua casa.

É preciso existir uma cultura de transparência de valores e de comunicação

Empresas que atraem as novas gerações costumam ter uma cultura de trabalho que preza pela transparência, seja na comunicação ou nos valores que professa. Mais do que oferecer suas horas de trabalho para a empresa, o novo profissional quer admirar a estrutura da qual faz parte e se orgulhar de ser um membro daquele time.

Via Kantar