Gerenciar o tempo: como vencer este desafio diário da vida profissional
Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios do cotidiano de quem precisa aumentar sua produtividade e entregar resultado. Reflexões de Melissa Antonychyn e Gustavo Gitti sobre como lidar com este desafio diário.
O mundo mudou e parece que passou rápido, não?
Nos dias de hoje a velocidade das informações e das coisas é muito maior. Consumimos uma quantidade gigante de notícias, instruções e principalmente tarefas, que quando vemos, não conseguimos fazer aquilo tudo que estava proposto.
Mas aí vem a pergunta: O tempo “diminuiu” ou as tarefas “aumentaram”?
A exigência por performance e a quantidade de informações, obriga com que tenhamos uma lista de prioridades, pois são elas que nos direcionarão na administração do tempo. É o que afirma a professora e especialista em Gestão do Tempo, Melissa Antonychyn.
“Pesquisar, treinar e formar novos hábitos voltados para produtividade, se apropriando de novas recompensas, conforme os ensinamentos de Charles Duhhig e com a utilização de ferramentas de priorização. Considero que estas são ações que nos ajudam de forma considerável na organização das nossas tarefas”, detalha a especialista.
Mas para saber como se posicionar é necessário saber quais são os maiores “compulsores” (comportamentos, atitudes e características), que são herdadas de nossos parentes e pessoas do convívio.
Ter uma autopercepção do cenário é um passo importante para alcançar este objetivo. Por isso, hoje com as redes sociais, é preciso ter certo cuidado no uso das mesmas. Estes canais podem servir de desenvolvimento pessoal, desde que seja utilizado de forma consciente.
Outra coisa que influência e muito a realização de tarefas, e consome um tempo considerável, é o entorno do profissional. Muitas vezes, os problemas, as pessoas e os cenários ao redor acabam atrapalhando, ou em alguns casos ajudando, no gerenciamento do tempo.
Melissa aponta que o entrelaçamento de compulsores pode ser um ponto que atrapalha. “A exigência de que sejamos perfeitos, fortes, que temos que agradar a todos, é que dificultam a gestão de nossas maiores prioridades diárias e acabam por determinar regras, normas, costumes contrários à produtividade de uma família, de uma empresa ou qualquer outro ambiente”, afirma.
“Ter um plano de vida, com todos os seus objetivos e prioridades clarificados.”
Otimizar o tempo é sempre a melhor maneira para conseguir realizar tudo o que queremos. Além de que aumenta nossa produtividade e certamente a qualidade de vida. Melissa encerra a entrevista com dicas para melhorar a gestão do tempo.
“Apropriar-se diariamente do que foi descrito no seu plano, lhe trará resultados reais. Pois fazer o que realmente vem ao encontro do que projetamos traz satisfação e consequentemente mais saúde, mais autoestima e produtividade. Quando temos consciência que podemos redirecionar nosso foco e energia e até mesmo as emoções consideradas negativas e o estresse para a execução dos nossos mais nobres objetivos, percebemos o quanto temos de tempo disponível e suficiente para termos uma vida de resultados e ao mesmo tempo com muito equilíbrio”, completa Melissa.
“Não vou dar conta”
Que tal ampliar seu entendimento sobre Gestão de Tempo, através de uma perspectiva diferente?
Gustavo Gitti – coordenador na empresa olugar.org, professor de TaKeTiNa (transformação pelo ritmo) e colunista da Revista Vida Simples – escreveu hoje sobre o assunto. Se a sua vida parece mais complexa, mais exigente e mais pesada do que você acha que pode suportar, talvez este artigo seja para você: Não vou dar conta.