Quais os segredos da comunicação de líderes e influenciadores digitais?
O que há em comum entre um bem-sucedido executivo da indústria automotiva e influenciadores digitais de 15 anos que falam sobre relacionamentos afetivos em canais de vídeos no YouTube? Atitude e comunicação adequadas.
Esta é a avaliação da linguista Laila Vanetti, especialista em retórica e mentora em escrita persuasiva, liderança e argumentação.
Ao longo dos últimos meses, a profissional mapeou características do discurso e da postura de líderes corporativos e influenciadores digitais a fim de identificar similaridades.
Segundo a linguista, tanto um quanto outro atingiram sucesso profissional e pessoal, entre outras razões, porque usam a comunicação como um instrumento eficaz de influência e persuasão, não apenas com o objetivo de se autopromoverem, mas também para gerar felicidade, empatia ou sentimentos congêneres em quem neles deposita confiança.
Com pleno controle das emoções – e, por consequência, das situações -, líderes e influenciadores digitais baseiam seus discursos e postura em 11 elementos-chave, de acordo com Laila Vanetti. São eles:
- Valorização e convicção das próprias idéias;
- Planejamento das idéias que darão origem à opinião a ser proferida;
- Antecipação de falas (em encontros presenciais);
- Interação com a audiência por meio de perguntas;
- Livre expressão do pensamento;
- Aceitação às críticas;
- Criação, ampliação e manutenção de vasta rede de relacionamentos, físicos e virtuais;
- Foco nos seus próprios interesses;
- Persistência;
- Atitudes positivas;
- Participação em debates e discussões (como forma de validação do posicionamento de líder e/ou influencer).
“Uma pessoa que saiba trabalhar com esse repertório”, comenta Laila, “tem tudo para alcançar o sucesso, independentemente de qual seja sua profissão ou trabalho. Essas são características típicas de quem sabe dosar comunicação e atitude em benefício da própria carreira. E embora universais, tais características no Brasil estão em solo fértil e chegam a suprir lacunas de formação e de conteúdo.”