Quais os segredos da comunicação de líderes e influenciadores digitais?

O que há em comum entre um bem-sucedido executivo da indústria automotiva e influenciadores digitais de 15 anos que falam sobre relacionamentos afetivos em canais de vídeos no YouTube? Atitude e comunicação adequadas.

Foto via Sermo Communications

Esta é a avaliação da linguista Laila Vanetti, especialista em retórica e mentora em escrita persuasiva, liderança e argumentação.

Ao longo dos últimos meses, a profissional mapeou características do discurso e da postura de líderes corporativos e influenciadores digitais a fim de identificar similaridades.

Segundo a linguista, tanto um quanto outro atingiram sucesso profissional e pessoal, entre outras razões, porque usam a comunicação como um instrumento eficaz de influência e persuasão, não apenas com o objetivo de se autopromoverem, mas também para gerar felicidade, empatia ou sentimentos congêneres em quem neles deposita confiança.

Com pleno controle das emoções – e, por consequência, das situações -, líderes e influenciadores digitais baseiam seus discursos e postura em 11 elementos-chave, de acordo com Laila Vanetti. São eles:

  1. Valorização e convicção das próprias idéias;
  2. Planejamento das idéias que darão origem à opinião a ser proferida;
  3. Antecipação de falas (em encontros presenciais);
  4. Interação com a audiência por meio de perguntas;
  5. Livre expressão do pensamento;
  6. Aceitação às críticas;
  7. Criação, ampliação e manutenção de vasta rede de relacionamentos, físicos e virtuais;
  8. Foco nos seus próprios interesses;
  9. Persistência;
  10. Atitudes positivas;
  11. Participação em debates e discussões (como forma de validação do posicionamento de líder e/ou influencer).

“Uma pessoa que saiba trabalhar com esse repertório”, comenta Laila, “tem tudo para alcançar o sucesso, independentemente de qual seja sua profissão ou trabalho. Essas são características típicas de quem sabe dosar comunicação e atitude em benefício da própria carreira. E embora universais, tais características no Brasil estão em solo fértil e chegam a suprir lacunas de formação e de conteúdo.”