Consórcio é opção para consumidores que buscam planejamento financeiro

Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), em 2017, 46% dos consorciados pertencem à classe C e 38% à classe D e ambas as classes aumentaram suas participações nas compras de cotas de consórcio.

Consórcio e planejamento financeiro

Isso indica que o momento de queda na economia pode ter feito com que essas classes optassem pelo consórcio como forma de investimento e planejamento financeiro. A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, possui um levantamento interno com esse perfil social de seus clientes e acredita que os clientes das classes C, que concentram o maior volume de consórcios de carros e D, que concentra o maior volume dos de moto, são excelentes exemplos do produto visto com a maturidade de um investimento.

Para o diretor comercial, César Augusto, a marca Realiza concorda plenamente com o posicionamento divulgado pela ABAC e a própria marca Realiza percebe esse comportamento do uso do consórcio como um produto de planejamento financeiro. Ele comenta: “o que percebemos em nossos clientes é um reflexo da mudança de comportamento do brasileiro e da nossa economia. O consumidor está aprendendo a poupar e ser menos imediatista e isso com certeza reflete no negócio de consórcio que é uma alternativa de investimento e planejamento financeiro eficiente, duradoura e segura”. Ele ainda orienta sobre os benefícios do consórcio: “ao optar pelo consórcio, o consorciado conta com inúmeros benefícios, sendo que o principal deles é não pagar juros e parcelas caras para fazer a aquisição do novo bem, ao contrário do financiamento. Estudos comprovam que essa diferença representa uma redução média de 30% nas parcelas se comparado ao financiamento”.

No segmento de motos, preferido pela classe D, o Realiza atingiu, em 2017, um crescimento de 95,16%, na região Norte, e de 16,11% no Nordeste. Já as vendas de cotas de automóveis, muito procuradas pela classe C, a marca cresceu 62,57%, no Norte do país.

 


Informações:
Realiza