Como ter uma mente criativa? Aliás, será que ser criativo é essa complexidade toda que andam pregando por aí? Não, não é. Criatividade é simples
—
“APRENDA A SER CRIATIVO”
Não é bem assim. Essa frase, tão clássica em workshops e “métodos infalíveis” é equivocada. Não existe aprender a ser criativo quando a criatividade não é algo a se aprender, mas a praticar. Ser criativo não são passos para ter mente aberta e ideias incríveis da noite para o dia. Nem uma lista complexa de instruções a seguir.
CRIATIVIDADE É SIMPLES.
Ser criativo é enxergar problemas de outra forma. E essa outra forma de interpretação de “coisas imprevistas” necessita de prática. Diariamente.
“MAS, VOCÊ NÃO É CRIATIVO”
Também não é assim. Todos têm capacidade de desenvolver habilidades criativas. Mas nem todos estão empenhados a isso. Quando alguém se compara a uma mente criativa dizendo “jamais serei criativo assim”, deveria, na verdade, dizer “não tenho interesse em ser criativo”.
CRIATIVIDADE É SIMPLES.
Pessoas conhecidas pela alta competência criativa não têm habilidade em desenvolver boas ideias APENAS para fazer uma capa de revista genial ou uma campanha de marketing genial. Nem mesmo estão fadadas a atuar APENAS nas áreas de design, marketing e publicidade. Criatividade vai além de inventar coisas legais.
Pessoas criativas agem com criatividade desde o momento em que trocam o carro pela bicicleta para ir ao trabalho, até o momento em que decidem fazer uma torta salgada com o que sobrou na geladeira para o jantar.
‾
“MAS, ISSO É SER CRIATIVO?”
Sim! Decisões criativas não é sobre fazer abajur com garrafa pet, ou cortar a barra da calça para fazer short.
Decisões criativas é sobre PENSAR E AGIR a favor dos “e se”.
É sobre testar coisas diferentes que interferem diretamente na sua vida.
Imagine a infinidade de coisas que podemos fazer. Desde matricular em curso de italiano e fazer parte do grupo de dança aos sábados, a começar uma nova graduação e adotar um vira-lata. A quantidade de lugares que podemos visitar, a quantidade de pessoas que podemos conhecer e tantas mudanças que incluiremos nos nossos dias como consequência dessas ações é colossal.
Mesmo assim, às vezes, ainda insistimos em seguir a rotina à risca. Domingo a domingo, tudo completamente igual. E coitado do dia se começar uma chuva inesperada.
—
A CRIATIVIDADE ESTÁ AÍ, AQUI E LÁ
Criatividade é mudar. Reinventar. Querer mudanças, forçar adaptações.
Experimente caminhos alternativos para voltar para casa. Compre aquela fruta esquisita e prove que gosto tem. Troque os exercícios físicos da noite pela manhã. Fique sábado em casa. Saia quarta-feira à noite.
Não tem regra, não tem mistério, apenas se force a testar coisas diferentes, que baguncem – positivamente – um pouco sua agenda tão monótona.
E a criatividade não pede extremos. Ao falar em mudanças do cotidiano, trocar o prato feito do self-service por uma marmita preparada em casa já vale (não precisa trocar por jejum).
CRIATIVIDADE É SIMPLES
Por isso, ser criativo é ser simples. As boas ideias estão em pequenas coisas, e surgem quando sua mente está preparada para mudanças repentinas ou para súbitas adaptações.
—
PRÁTICAS CRIATIVAS
1 _ SEJA CURIOSO
Se alguma coisa estraga, você tenta resolver ou já liga para assistência técnica?
> Pratique o hábito de ter curiosidade sobre as coisas.
Tente resolver por conta própria. Se interesse em entender como as coisas funcionam e como poderiam ser consertadas com pouco. Acredite, a populares gambiarras e os planos B são altamente benéficos!
2 _ DIVERSIFIQUE SUA BOLHA SOCIAL
Está sempre acostumado a andar com o mesmo grupo de amigos? Vocês comem, bebem e riem das mesmas coisas? Isso é ótimo para esvaziar a mente, mas é péssimo para te motivar a pensar diferente. E a praticar novos hábitos.
Visite aquele casal de amigos com filho pequeno. Converse com a vizinha idosa. Brinque com crianças. Escute as histórias repetidas do seu avô sem reclamar. Vá no aniversário do primo que faz crossfit.
> Insista em pessoas que não têm nada a ver com você são diferentes de você.
Frequente festas que não está acostumado, bares desconhecidos, viagens em cidadezinhas próximas, shows inusitados. Enriqueça seu repertório de ideias e argumentos com novos ambientes e com novas pessoas, sempre.
3 _ OBSERVE, ESCUTE, LEIA
Observe as pessoas a sua volta. Como andam, como se vestem, como falam? Observe sua cidade. Como são as praças, como são as ruas, como são os prédios, qual a cor do ipê do seu bairro?
Escute histórias. Inclusive as dos outros também. Escute as discussões alheias, os casos engraçados, os problemas pessoais dos outros (mas só se intrometa se for chamado).
Leia. Jornal, revista, site, newsletter, livro, artigo. Em português, em inglês, em espanhol, em russo. Sobre política, economia, moda, saúde, horóscopo, futebol. Qual foi a notícia que mais te chamou atenção hoje?
–
Ou, ainda mais: O que você vai fazer de diferente nesta semana?
—
Criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, elas se sentem um pouco culpadas, porque elas não fizeram algo realmente, elas só viram algo. Parecia óbvio para elas o tempo todo.
Redação: Equipe Loocalizei