Cymotive: Volkswagen cria empresa de cibersegurança focada em carros autônomos
A montadora associou-se a ex-chefe de espionagem para criar a Cymotive com o objetivo de aumentar a segurança dos carros autônomos.
A Volkswagen vai associar-se ao ex-chefe de espionagem israelense Shin Bet, para criar a Cymotive Technologies, focada em cibersegurança para veículos conectados e autônomos. Yuval Diskin, que comandava a agência, e dois ex-colegas que também tiveram altos cargos na Shin Bet terão 60% da companhia.
No mundo toso, especialistas em segurança têm alertado para a possibilidade de os veículos sofrerem ataques de hackers e tornarem-se um alvo fácil. Recentemente, pesquisadores de segurança da Tencent, na China, disseram ter conseguido hackear um Tesla Model S,assumindo o sistema de entretenimento do veículo, mexer nos retrovisores e pressionar o freio enquanto o veículo estava em movimento.
Um estudo realizado pela Volkswagen no mês concluiu que modelos mais antigos da empresa já eram vulneráveis a ataques. Pesquisadores demonstraram que, através do “firmware” do carro, era fácil abrir e fechar as portas do veículo.
“Para que possamos enfrentar os enormes desafios da próxima década, precisamos expandir nosso conhecimento sobre segurança cibernética”, disse o chefe de desenvolvimento elétrico e eletrônico da Volkswagen, Volkmar Tanneberger.
Não se sabe ainda quanto a Volkswagen investirá na Cymotive, que ficará sediada nos subúrbios de Tel Aviv e terá um escritório em Wolfsburg, na Alemanha.
Esta notícia foi publicada originalmente no CIO.