Produto da Volvo e chinesa Geely, carro “superconectado” é lançado
A chinesa Geely, dona da Volvo, apresentou na quinta-feira (20), na Alemanha, uma nova marca de carros, chamada Lynk & Co, que promete ter carros “superconectados”, para atrair a atenção de consumidores jovens.
O primeiro modelo é um SUV compacto – o segmento “do momento” – e por fora ele não tem nada de chinês, já que o time de design foi liderado pelo britânico Peter Horbury, que já passou por Jaguar, Ford e Aston Martin, além da Volvo.
Chamado simplesmente de “01”, a novidade inaugura uma plataforma modular desenvolvida pela Volvo e pela Geely, já preparada para receber sistemas híbridos ou elétricos de propulsão.
No caso do primogênito, a escolha foi um motor a combustão 1.5 de 3 cilindros combinado a um elétrico, acompanhados de câmbio manual ou automático de dupla embreagem de 7 velocidades.
O SUV começa a ser vendido na China em 2017 e depois chegará aos Estados Unidos e à Europa. A empresa não terá concessionários – todos os veículos serão vendidos pela web ou em lojas próprias. Seguindo a nomenclatura simples, os modelos “02” e “03” já estão confirmados para os próximos anos.
Smartphone sobre rodas?
[expand title=”Continuar lendo”]De acordo com a fabricante, o Lynk & Co 01 terá conexão permanente com a internet e terá um botão “compartilhar”. Isto quer dizer que, quando você não estiver usando, ele pode ficar disponível para outras pessoas alugarem por meio de um aplicativo.
“Isto pode se tornar uma fonte de renda, uma opção para os consumidores, um pouco parecido com um carro Airbnb“, afirmou Alain Visser, vice-presidente sênior da nova marca. O sistema é similar ao de compartilhamento, que já existe no Brasil, mas já vem embutido no próprio carro.
Veja também: Veículos próprios vão acabar? Uma reflexão sobre Car Sharing
Os interessados em alugar o carro por algumas horas, ou dias, receberão uma chave eletrônica, por meio do smartphone, para ter acesso ao carro.
Loocalizei este conteúdo no G1 Auto Esporte
[/expand]