Empreendedorismo 4.0 surge em meio a tecnologia
Ao longo dos anos, o empreendedorismo tem mudado, até mesmo por causa do crescimento das tecnologias e da internet.
Estar conectado é imprescindível para quem quer entrar neste mundo, onde o serviço deve ser realizado com excelência, se não, perde-se o cliente e ainda se cria uma cultura ruim para a empresa.
Claro, a inovação anda em conjunto com o empreendedorismo. O mercado está saturado dos mesmos serviços e produtos, por isso, trazer novas visões e soluções é importante para se ganhar terreno no concorrido mercado.
O professor de empreendedorismo e inovação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Rafael Schroeder, explica que esta nova onda do empreendedorismo. “O empreendedorismo 4.0 surge com as novas empresas que criam negócios ligados a esta nova revolução industrial, como as empresas de drones, impressão 3D, realidade aumentada e virtual, entre outras tecnologias que somam ao desafio de integrar cadeias produtivas e adicionar automação e inteligência nos negócios”, explica.
Além desses dois eixos, a sustentabilidade, também, é fundamental. É preciso empreender com responsabilidade e ser sustentável em seus atos, para que se tenha linearidade dentro do empreendimento.
Segundo Schroeder, a tecnologia e comunicação integram esse desafio de unir as competências relacionadas a esses eixos. “O mundo precisa de Líderes e profissionais com capacidade de alinhar novas oportunidades de Negócio (empreender de forma inovadora) ao equilíbrio social, ambiental e econômico (empreender de forma sustentável)”, coloca.
Mas não são apenas os novos empreendimentos que precisam ter este cuidado. As empresas já consolidadas necessitam desta inovação e do empreendedorismo, para que ganhe fôlego e seja um bom concorrente no mercado. É necessário estar na cultura das empresas, além de contar com líderes que tenham uma visão ampla e abrangente da importância do novo na organização.
Neste momento a liderança da empresa, em conjunto com seus gestores e colaboradores, tem que trabalhar em conjunto, todos em prol da busca pelo novo e o empreendedorismo.
Muitas vezes apoiar uma ideia interna, traz mais bem feitorias do que algo externo. Mas é preciso colocar isto na cultura da empresa, para que isso seja corriqueiro na organização.