Por que líderes visionários são tão importantes para o empreendedorismo
No Brasil, o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque e é a solução que muitas pessoas encontram para sair do desemprego ou realizar o sonho de ter seu próprio negócio.
De acordo com os números apresentados pela Unitfour, instituição fornecedora de dados de mercado, o número de empresas abertas em 2016 cresceu 20% comparado a 2015.
Para que esse número continue aumentando, no entanto, é preciso que estes profissionais tenham visões de futuro para sustentar seus negócios e vê-los expandir cada vez mais. O preparo para se tornar um executivo bem sucedido vai além de puros conhecimentos técnicos da segmentação da empresa. Com quase 20 anos de experiência no mundo do empreendedorismo, Diego Carmona, CVO da plataforma de marketing digital Leadlovers, descreve em seu livro “Visionários”, que será lançado em agosto pela Editora Gente, o problema de executivos pensarem apenas como profissionais técnicos e esquecerem de desenvolver um olhar inovador para o negócio.
Muitos donos de empresas enfrentam diariamente essas questões. Mesmo trabalhando assiduamente para alcançar bons resultados, não entendem o motivo de não ver a expansão do empreendimento. Na obra, Carmona comenta: “Ser um bom técnico não transforma ninguém em um empreendedor de sucesso. Muito pelo contrário. Ser um bom técnico, na maioria das vezes, pode atrapalhar o projeto de empreendedorismo”.
Além disso, o perigo de empresários caírem no microgerenciamento pode comprometer em grande escala o futuro da companhia. Isso ocorre quando o líder quer ter o controle de tudo que acontece na empresa e não dá autonomia para seus funcionários. Assim, seu trabalho passa a ser apenas fiscalizar todos os setores da companhia, impedindo que os profissionais tenham liberdade para executar suas atividades com mais criatividade.
Ainda em sua obra, Carmona destaca a dificuldade que muitos empreendedores têm em pensar em longo prazo: “Essas atividades demandam mais tempo, raciocínio e coragem do que cobrar o funcionário porque ele atrasou uma entrega em duas horas. Para chegar a esse patamar de gestão, é preciso sair da zona de conforto, tornar-se mais ousado e, consequentemente, mais eficaz”.
Antes de colocar um projeto em prática, é importante conhecer a fundo o segmento em que se pretende investir, mas isso não garante, por si só, o bom funcionamento da empresa. Um planejamento eficiente, juntamente com constantes ideias de inovação durante a execução do trabalho, aprimoraram o produto oferecido. Esta pode ser a solução para se apresentar um diferencial no mercado e driblar a concorrência.