INSTAGRAM: Especialista dá dicas para driblar algoritmo do app

Considerado a ‘bola da vez’ para os influenciadores digitais o Instagram já foi uma rede mais fácil de se trabalhar, mas, com as recentes mudanças no algoritmo – código que filtra a entrega dos posts –, é preciso usar algumas estratégias para se ter visibilidade e entregar conteúdo para as pessoas certas.

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Foto: Wired

Pensando nisso, a especialista em empreendedorismo digital, Simone Siqueira, separou algumas dicas que podem ajudar empreendedores e marcas a ‘driblarem’ essa dificuldade.

Para quem trabalha de forma orgânica, ou seja, sem patrocinar suas postagens, o algoritmo do Instagram está cada vez mais apertado. Isso se reflete principalmente na rotina dos influenciadores digitais, por isso, usar a criatividade na comunicação pode ser uma boa estratégia. “O que ocorre é que no alcance orgânico o percentual de pessoas alcançadas diminuiu e as publicações aparecem mais vezes para os mesmos seguidores”, comenta.

Por isso, respostas monossilábicas ou emojis deixados nos comentários não são mais considerados satisfatórios para gerar engajamento de seus seguidores. A dica da especialista é sempre responder aos comentários deixados, estimulando-os a escrever outras vezes, o que pode contribuir muito com seu engajamento. “Faça perguntas que demandem respostas mais elaboradas, muito além do Sim ou Não”, ressalta.

Outra sugestão é que você use e abuse das hastags no Instagram. Encontre as mais relevantes para seu mercado de atuação, vá alternando em seus posts as que são mais importantes para seu nicho, principalmente nos stories, e para mantê-las camufladas, deixe-as bem pequenas e na mesma cor do fundo usando para isso o conta gotas da ferramenta.

Por fim, migre sua conta para a versão business, que favorece influenciadores digitais e marcas. Para isso basta entrar nas configurações do aplicativo e fazer a migração para a conta comercial. “Neste formato é possível impulsionar postagens e também usar o analytics diariamente para ações estratégicas de marketing de influência. Além disso, produza conteúdo de qualidade, que desperte interesse, porque assim, mesmo sendo orgânico, seus seguidores irão busca-lo por conta própria”, destaca Simone.

Simone Siqueira teve sua primeira experiência como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação Digital e há 5 anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na conquista de uma forte Identidade digital.

longe dos entes queridos, conversar com pessoas que moram no local para saber quais as vantagens e dificuldades do dia a dia, saber qual a documentação necessária, etc.

 


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Simone Siqueira