Sua empresa também planeja crescer?

Estudo realizado pela Ernst & Young com mais de 2,7 mil empreendedores mostra que 87% das empresas de médio porte planejam crescer mais de 6% em 2018

As empresas de médio porte ao redor do mundo estão mais otimistas, se comparado ao ano passado, sobre as condições e oportunidades do mercado. De acordo com o Growth Barometer, estudo realizado pela EY (Ernst & Young), as perspectivas de crescimento para as principais economias estão melhorando em 2018 e, como resultado a esse cenário positivo, os empreendedores entrevistados planejam um crescimento da receita.

De acordo com o estudo, realizado com 2.766 executivos em 21 países, a confiança global no crescimento dos negócios se fortaleceu nos últimos 12 meses. Das empresas entrevistadas, 60% projetam crescer entre 6% e 10%, o que representa 34% das empresas com a mesma ambição há um ano. Enquanto 27% visam crescimento superior a 10%, três pontos percentuais abaixo do levantamento do ano passado, nenhum empreendedor planeja queda no crescimento.

Estratégias para crescer

As estratégias utilizadas pelas empresas estão diretamente ligadas à criação de mais empregos e a implementação de tecnologias disruptivas para atender as metas ambiciosas de crescimento. Apesar do otimismo, ainda há preocupação com a escassez do fluxo de caixa, aperto no crédito ou a desaceleração da demanda global, uma vez que esses fatores podem representar riscos significativos no longo prazo.

Gestão eficiente de bancos de dados ajuda a alavancar negócios e gerar crescimento seguro / Foto via Zahpee

O levantamento também ressalta que 73% das empresas reconhecem a necessidade de se tornarem mais ágeis, planejando ou adotando inteligência artificial nos próximos dois anos. Ao mesmo tempo, 23% dos líderes enxergam a convergência da indústria como outra força disruptiva para o crescimento, perdendo apenas para mudanças demográficas, classificada como o impacto mais significativo nos negócios (33%).

Em relação à contratação de novos talentos, atrair profissionais especializados está no topo da lista de aceleradores de crescimento. 39% das empresas planejam realizar mais contratações para cargos de tempo integral nos próximos 12 anos. O conteúdo do estudo mostra que 41% dos entrevistados citam a diversidade como a maior prioridade na contratação, o que indica forte correlação entre os líderes que priorizam diversidade como um objetivo de recrutamento.

Como as empresas no Brasil planejam crescer?

Último levantamento do estudo realizado no Brasil, em 2017, mostrou que 54% das 39 empresas brasileiras entrevistadas projetavam taxa de crescimento de receita entre 6% e 25%. Em relação ao mercado de trabalho, apenas 5% das empresas brasileiras participantes disseram ter planos de redução de funcionários, abaixo do percentual registrado no resto do mundo (9%).

Outro ponto destacado no estudo é a tendência de robotização nas empresas no Brasil: apesar da maior parte ainda não ter adotado nenhum procedimento de RPA (caso de 77% das empresas brasileiras ouvidas); 10% das companhias responderam já utilizar a RPA em alguns processos

Continue a leitura…

E-commerce pode gerar vantagem para PMEs B2B frente às grandes corporações