Erros que mais atrapalham sua campanha de marketing digital
Atualmente, grande parte das empresas está online e apostando em algum tipo de campanha de marketing digital. Porém, nem sempre essas campanhas funcionam tão bem quanto poderiam, seja por inexperiência da equipe, seja por ideias equivocadas, causando frustrações, além de perda de capital.
O especialista em marketing digital Rodrigo Darzi, fundador e CEO a Agência Digital IMMA, explica que cair em armadilhas quando o assunto é campanhas de marketing digital é fácil, principalmente devido a quantidade de informações fora de contexto disponíveis na internet.
Ele conta que um dos erros mais comuns que acontecem quando se trata deste tipo de campanha é que nem os donos da empresa nem as pessoas que estão criando-a têm objetivos específicos claros nos quais se basear. Isso leva a decisões muito pouco precisas quanto ao tipo de método que será utilizado, quanto investir nisso e nos resultados que a campanha deve apresentar.
Isso também mostra que muitas empresas não estudam sobre seu público-alvo e o que ele gostaria de ver na internet, levando a criação da campanha de marketing digital equivocada e muito pouco eficiente. Colocar online uma peça publicitária sem saber quem é seu cliente ideal leva a um rápido escoamento do orçamento, sem que isso apresente algum resultado positivo.
Rodrigo comenta também que a utilização de métodos desatualizados é algo que também atrapalha qualquer campanha de marketing digital, principalmente por ser algo que cria limitações. Afinal, há um grande leque de opções disponíveis hoje em dia e quem busca alcançar um público jovem verá que não se atualizar quanto a publicidade online pode torná-la muito ineficiente.
Ignorar os usuários móveis também é um erro bem comum e que pode gerar consequências quanto a conversão de um anúncio, principalmente se levarmos em conta que, atualmente, o número de pessoas que acessam a internet utilizando celulares e tablets é enorme e só tende a crescer. Ter anúncios e páginas otimizadas para estes usuários, assim como um site responsivo, é fundamental.
Por fim, Rodrigo indica que ainda há muitas empresas que querem ver resultados positivos quanto a suas campanhas de marketing digital, mas que nem sempre se preocupam em acompanhar a evolução desses resultados, realizar ajustes ou mesmo aproveitar o que já se obteve de positivo no passado para iniciar novas campanhas.
“É por isso que muitas campanhas de marketing digital não funcionam. A equipe começa muito animada, mas acaba pulando etapas fundamentais para o funcionamento da campanha, fazendo com que os resultados sejam muito aquém do esperado. Por isso, contar com uma equipe especializada e que sabe bem o que está fazendo pode ser bem importante para o sucesso de qualquer campanha online”, observa ele.
Informações:
Agência Digital IMMA