Palestra: O eSocial e seus impactos nas corporações brasileiras
Uma nova forma de transmissão das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias surgirá para as empresas brasileiras a partir de 2018, independentemente de seu porte: o eSocial.
O sistema eletrônico tem por finalidade unificar o envio de informações dessas três áreas, em todo o país, substituindo a entrega de formulários e declarações à qual o empregador é submetido atualmente. Para orientar os empresários sobre os procedimentos a serem adotados durante o período de implementação do programa, o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região (Sindimaco), em parceria com a Fecomércio MG, realiza a palestra “eSocial e seus impactos nas empresas”. O evento acontece no dia 23 de maio, na próxima terça-feira, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Veja também: 5 vantagens da computação em nuvem para o ambiente fiscal do seu negócio
A proposta é disseminar conhecimento sobre o assunto entre empresários dos setores de comércio e serviços, contadores, gestores financeiros e demais interessados, assim como sanar dúvidas a respeito do tema. “O eSocial não cria novas regras, apenas modifica a forma de transmissão dos dados. No entanto, para facilitar a comunicação entre a empresa e o ente público, são necessárias algumas adaptações, como a realização de cursos de capacitação de pessoal para o envio das informações de forma clara e coerente”, esclarece a advogada da Federação, Georgeana Bittencourt.
Ela ministrará a palestra juntamente com o gerente financeiro da Fecomércio MG, Alan Carlo Lopes. Ambos abordarão os conceitos gerais do sistema, os procedimentos que devem mudar e, especialmente, os tópicos relacionados à saúde e à segurança do trabalho (como afastamentos, CAT e ambiente e condições do trabalhador), que são pontos de destaque no eSocial. “É importante que os empresários se preparem e, com frequência, repensem seus processos operacionais para atender integralmente às novas exigências”, completa Lopes. O evento é gratuito e começa às 9h30.