Como o empreendedorismo da nova economia está em sintonia com o esporte
Existe uma forte relação do mundo corporativo moderno e o esporte: o desafio de ter que superar diariamente os próprios limites sem pôr em risco a própria vida ou saúde. É o tão desejado equilíbrio de tudo.
No empreendedorismo temos o desenvolvimento intelectual, enquanto que no esporte o aprimoramento físico, ambos, corpo e mente, trabalham em busca do sucesso e da qualidade de vida.
Assim como em um carro de corrida onde manutenções são realizadas regularmente e todas as peças devem estar funcionando em harmonia, em um negócio também existe essa necessidade, onde todas as pessoas precisam trabalhar como um time e as revisões das tarefas, sejam estratégicas, táticas ou operacionais, são constantes. Isso nos força a parar no pit-stop para fazer as adequações e melhorias necessárias.
O automobilismo ensina a transpor limites, a se adaptar aos trajetos e pistas, a lidar com os desvios (crises) e buscar na adrenalina da jornada o suporte e o controle necessário para segurar o volante com firmeza, mesmo nas manobras mais arriscadas. A cada volta dada nos aperfeiçoamos, seja para diminuir o nosso próprio tempo ou para não sair de rota devido aos desvios e distrações.
[expand title=”Continuar lendo”]
Continuar correndo apesar das derrotas é parte muito presente nesse esporte, e no empreendedorismo não é diferente, a determinação e perseverança, independente das dificuldades, são fatores determinantes para conquistar fatia de mercado, aumentar margem de lucro e volume de vendas.
No mundo esportivo e corporativo tudo é uma competição, e é imprescindível ter a disciplina necessária para alcançar as metas e se preparar para o imprevisível. O trajeto pode parecer impossível, arrancar alguns lugares atrás não significa derrota certa, assim como sair na pole position não garante subir no pódio e erguer o troféu.
“Eu diria que há uma forte correlação entre o mercado business e o automobilismo, faz muito sentido, pois no caso das corridas e do coworking, por exemplo, está presente o mesmo tipo de eixo que nos conduz, que nos sustenta, como uma base sólida para tudo que deve ser feito e como deve ser feito”, afirma Rodrigo Kray, CEO do complexo empresarial Hub 5796.
7 motivos que fazem do coworking a melhor opção para sua startup
Localizado em Campo Bom/RS, o Hub 5796, além de hospedar empresas e profissionais autônomos, é um complexo que tem como missão funcionar como um ecossistema de negócios, sendo uma estratégia que conecta pessoas e empreendimentos de diferentes portes, assim como o esporte conecta milhões de empresas e pessoas ao redor do mundo.
Rodrigo acredita na importância do esporte para a construção pessoal e profissional, e no trabalho em equipe e colaborativo como uma forma veloz de atingir o sucesso. “Trabalho não deve ser apenas dever, deve ser saudável, satisfatório e significativo. É preciso um ambiente favorável para trabalhar em conjunto e desenvolver as atividades, assim como nas corridas é preciso um time entrosado e uma pista adequada para a competição. Há um combustível, interligando mente, corpo e nossas emoções, por isso é importante trabalhar o conjunto dos fatores para existir um equilíbrio entre eles e isso refletir-se em toda a nossa vida”, finaliza Kray.
Os elementos das corridas se tornam mais vivos em nosso cotidiano, porque afinal, onde estamos se não em uma longa e estreita pista de corrida, dando voltas e voltas, aprimorando as manobras, pisando fundo no acelerador, freando quando necessário e por fim, competindo rumo a nossa própria vitória, que é superar a si mesmo, se reinventar, seja no mundo corporativo, esportivo, pessoal ou profissional.
Ao término de cada corrida ou de cada jornada de trabalho, o que importa é carregar a certeza de sempre ter dado o seu melhor, e é isso que aumenta o potencial de cada ser humano e consequentemente o da organização onde cada um trabalha.
[/expand]