3 melhores estados para você investir em um negócio nos Estados Unidos
Não é novidade, a Flórida continua sendo a principal porta de entrada de brasileiros que sonham em investir e ter um negócio nos EUA.
Outras duas regiões, no entanto, aparecem como destino para investidores com planos de integrar o mercado norte-americano. O estilo do empreendedor pode ser fundamental na hora de definir onde se instalar.
O especialista em estratégia pela Universidade Harvard, Manuel Mendes, conta que Orlando é base para famílias que buscam um custo de vida mais acessível. Já Miami é escolhida para quem deseja expandir operações existentes para os EUA.
“Flórida é a porta de entrada para empresas que desejam exportar ou criar uma base para explorar o mercado norte-americano por consequência da localização e tradição como hub para negócios com a América Latina. Existem todos os tipos de segmento se instalando por lá. Orlando está mais voltada para o caso de famílias que desejam colocar pequenos negócios como fonte de geração de renda, ocupação e regularização do status imigratório, uma vez que os custos de vida e de implantação de um pequeno empreendimento são menores”, explica.
Manuel Mendes cita a região da Nova Inglaterra para quem está mais voltado para a educação dos filhos ou atuação nas áreas de tecnologia, consultoria, finanças, saúde, entre outras. A Califórnia, segundo o especialista, é ideal para quem busca um mix entre qualidade de vida, trabalho e educação, com maior disponibilidade de orçamento pessoal, pois o custo de vida é mais alto.
“A Nova Inglaterra e Califórnia são regiões muito procuradas por empresas de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Principalmente por conta de serem ecossistemas indutores nestas áreas, com maior facilidade para desenvolver uma startup e alavancar recursos, no primeiro caso, e acesso a mão de obra altamente qualificada, oportunidade de transferência e captação de talentos, no segundo caso”, aponta.
Independente da região escolhida, conforme Manuel Mendes, os empreendedores e empresas tem o mercado latino americano como uma oportunidade, mas não como a única alternativa de segmento de clientes para o seu negócio.
“Crie um negócio nos EUA com foco no consumidor americano principalmente”, destaca.