FERRARI: as misteriosas razões por trás de tanto sucesso

Que os carros da Ferrari são verdadeiros ícones, não temos dúvida. Mas como ela se tornou um ícone tão poderoso? Quais as razões por trás de tanto sucesso?

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Foto: banco de imagens

Pode até ser que a probabilidade de encontrar uma Ferrari pessoalmente esteja fora da sua realidade. Mas você sabe exatamente o sentido que a marca tem: beleza, desejo, luxo e entusiasmo. O que começou no início de 1940, como uma excêntrica empresa de carros de corrida, tornou-se um estilo de vida. Você pode comprar boné, jaqueta, mochila e tênis com o símbolo do cavalo empinado, pode visitar o parque temático em Barcelona, e pode também, ler revistas totalmente dedicadas à cultura da marca.

Como a Ferrari tornou-se um ícone tão poderoso?

“O sucesso da marca e da reputação advém da qualidade do produto”,

explica Andrew Nahum, curador da atual exibição “Ferrari: Under the Skin”, no Museu do Design, em Londres.

“É, realmente, um supercarro como nenhum outro”.

Mas um bom produto não cria uma companhia lendária sozinho. Trata-se de uma combinação de visão, execução e compreensão de como cultivar o legado.

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Foto: banco de imagens

UM FUNDADOR COMO NENHUM OUTRO

Enzo Ferrari fundou sua empresa de corrida de carros em 1947, mas a história original da companhia começou mais cedo. Em 1929, Ferrari (que tinha 31 anos e já era um piloto estabelecido) fundou a Scuderia Ferrari, como fabricante de carros de competição e esportivos de luxo.

“Sua mente focada na intenção de fabricar carros que vencessem corridas foi, acima de tudo, o que consolidou a empresa e direcionou o empenho de engenharia no produto”, Nahum diz.

Enzo Ferrari era carismático, enigmático, difícil e único. Costumo até a compará-lo ao Steve Jobs.

Ele não era um gerente consensual. Ele não estava perguntando o que as pessoas queriam que ele fizesse. Ele não fazia pesquisa de mercado. Ele era induzido pelo seu próprio senso de percepção. Ele era criativo, e como Steve Jobs, ele tinha um ideal.

Seu ideal era construir uma máquina de alta performance, desenvolvendo bem a parte de engenharia.

Eu não vendo carros, eu vendo motores”, Ferrari dizia.

 

CIÊNCIA E ESCULTURA

Os carros da Ferrari possuem uma aparência inconfundível, e cada contorno tem uma função específica para melhorar a performance de cada modelo de veículo. Os designers desenham e modelam através de ferramentas digitais, mas sempre fazem mockups antes da versão final.

“A marca costuma dizer que o design vindo do computador não é suficiente”, Nahum explica. “A escultura do carro é importantíssima e requer muita atenção. ”

Os mockups dos carro são construídos em argila. Nessa fase de teste, designers corrigem falhas e aprimoram detalhes até chegar bem perto da perfeição. “É um longo e sutil processo. Se você perguntar aos designers o que eles estão fazendo, eles responderão: que o veículo pareça um Ferrari, mas de uma forma autêntica e revigorada. Ou seja,

apesar de inspiração no passado, o design deve sempre ser original”,

Nahum conta.

 

CULTIVANDO O LEGADO

Esse diálogo com o passado também é um fator importante para a estratégia da marca Ferrari. “Me impressiona como a equipe responsável pela Ferrari conseguiu e consegue manter a ambição e personalidade de Enzo Ferrari. ” Nahum conta. “Existe um número extraordinário de carros de alta performance com capacidades extraordinárias no mundo. Mas esses carros não teriam condições de voltar a 1947 com uma linha de produção impecável de carros incríveis como a Ferrari.”

Nahum espera que a exibição, que inclui carros, vídeos, sketches, fotografias de arquivo pessoal e entrevistas, ajude fãs a apreenderem mais sobre o design e o processo envolvido nos carros icônicos.  Ele também espera que a experiência atraia novos designers de automóveis. “É uma área que não recebe muito crédito como deveria. Afinal,

é a tradução da arte dentro da engenharia”,

Nahum finaliza.

Under the Skin estará em exposição no Museu de Design, em Londres, até dia 15 de abril de 2018.

 


Texto originalmente escrito por Diana Budds. Texto original (em inglês): How Ferrari Built A Cult Following Through Design.

Traduzido e editado pela equipe Loocalizei.