Estratégias de Gestão de Pessoas que aumentam a produtividade nas empresas

A área de Gestão de Pessoas tem sido alvo de uma das maiores transformações corporativas ao longo dos últimos anos no Brasil.

De uma área complementar e, às vezes, administrativa, se torna estratégica e cada vez mais alinhada ao core business da empresa. Entre os desafios da gestão de pessoas, cada vez mais integrados com os do momento brasileiro, está o entendimento do ambiente externo e suas influências no clima da organização.

Dentro desse novo posicionamento estratégico da gestão de pessoas presente cada vez mais nas áreas de RH do Brasil, está inserido o desafio de fazer a área ser entendida como uma geradora de investimentos na organização. Por tal complexidade e importância, os Diretores e VPs de RH das maiores empresas do país se encontraram para compartilhar as principais práticas de gestão e quais os aspectos que mais influenciam positivamente suas performances. O debate ocorreu durante o evento “Os Principais Investimentos sob a Ótica de Gestão de Pessoas”, realizado pelo WTC Business Club, em São Paulo.

Para cerca de 40% dos altos executivos presentes, o principal investimento na área de RH é ainda o conjunto de ações voltadas ao treinamento e desenvolvimento de pessoas. Depois, 24% dos C-Levels entendem o principal investimento como sendo o voltado para ações de saúde e bem-estar.

Nos dois tópicos acima, tem-se o principal motivador de todo o investimento realizado pela área de RH: prover as melhores condições de trabalho na empresa e, assim, aumentar a produtividade dos times. O investimento em saúde e bem-estar, para o Gerente Geral para América Latina de Saúde e Segurança da Renault, está intimamente ligado ao trabalho preventivo das empresas, o qual está focado em diminuir o absenteísmo de funcionários.

Assim, como aponta o Diretor de Recursos Humanos da Ticket, José Ricardo Amaro, a empresa ganha não somente na produtividade e, com isso, em resultados mais positivos, mas a prática funciona também como forte estratégia na redução de custos, gestão de informações de cada colaborador, aumento do engajamento e sentimento de pertencimento, além de uma maior integração entre os colaboradores.