Gestão humanizada como diferencial de atendimento
O exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado dos colaboradores para com os clientes, promovendo um círculo virtuoso.
*Escrito Por Raquel Lima
Dentre os diversos recursos existentes em uma organização, o Recurso Humano tem sido trabalhado e desenvolvido dentro dos princípios da Gestão Humanizada, em que o indivíduo é compreendido em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, é percebido e respeitado na sua totalidade e singularidade.
Em um mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam desenvolver estratégias que atendam às necessidades da empresa, bem como às necessidades e expectativas dos indivíduos que compõem seu capital humano.
O desafio dos gestores é conseguir conciliar os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, e manter a produtividade saudável da organização. As práticas adotadas para se atingir esses objetivos, são:
Respeitar a história e o momento de vida de cada colaborador, exercitando e estimulando a empatia na organização;
Desenvolver relações cordiais na equipe, possibilitando um ambiente agradável e saudável, no qual todos possam se sentir pertencentes ao grupo, acarretando em maior satisfação e retenção dos profissionais;
Promover espaços de escuta e de voz, em que os profissionais se sintam acolhidos e seguros para exporem suas percepções, sejam elas positivas ou negativas, em relação aos processos, líderes, diretrizes, entre outros;
Ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances, por meio de feedbacks contínuos;
Oferecer treinamentos técnicos e comportamentais para uma atuação mais segura dos profissionais.
Os resultados alcançados têm se mostrado satisfatórios com as práticas da gestão humanizada: diminuição no índice de rotatividade, queda no número de absenteísmo e afastamentos, maior envolvimento e motivação dos colaboradores.
Na Top People, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, em um quadro de aproximadamente 600 colaboradores, chegamos a passar 2 anos sem causas trabalhistas e, por consequência, temos clientes cada dia mais satisfeitos com os serviços oferecidos por nossa empresa. Acreditamos que o exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado de nossos colaboradores para com nossos clientes, promovendo, assim, um círculo virtuoso.
Raquel Lima é administradora e psicóloga, com especializações em Psicologia Cognitiva e Comportamental e em Neuropsicologia. Na TOP PEOPLE é a gestora geral e responsável pelo departamento de Recursos Humanos.