Instituto da Samsung apresenta guia para apps voltados a pessoas com deficiência
O Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática (SIDI) disponibiliza uma nova versão do Guia de Acessibilidade, que fornece diretrizes para o desenvolvimento de aplicações móveis voltadas a pessoas com deficiências, principalmente visuais.
O material também está de cara nova desde o começo de abril, quando incorporou recursos que facilitam a navegação e a experiência do usuário.
O primeiro Guia de Acessibilidade foi apresentado em novembro de 2016, na palestra “Acessibilidade Móvel – por um mundo mais inclusivo”, no VIII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, realizado em São Paulo. “A nova versão oferecerá a opção de conteúdo em inglês, além de outras novidades. Desde quando lançamos o material, sabíamos da necessidade de atualização constante e adaptação às necessidades do usuário”, afirma Fernanda Kussama Pellegrini, gerente de Soluções Móveis do SIDI.
Resultado de um extenso trabalho de pesquisa realizado desde 2015, com apoio da Samsung e parceiros de desenvolvimento, o Guia de Acessibilidade é voltado a desenvolvedores, UX/UI designers e testadores interessados em criar, inicialmente, aplicações Android para o público formado por pessoas com deficiências visuais. Como parte desse trabalho, foi desenvolvida a aplicação Controle Fácil, que tem como objetivo facilitar o controle de despesas por pessoas com deficiência visual.
O Guia de Acessibilidade gerou ainda uma série de artigos acadêmicos, que têm sido apresentados nos principais eventos nessa área. O mais recente ocorreu em janeiro deste ano, em Beppu, no Japão, durante a ACM IMCOM 2017 – The 11th International Conference on Ubiquitous Information Management and Communication. O material completo está disponível no site do SIDI.
A Samsung é conhecida pela sua liderança em inovação e compromisso em investir em tecnologias futuras, dedicando mais de 6% de seus lucros anuais para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A empresa realiza investimentos ousados e sustentáveis em inovação em todo o mundo, forçando as barreiras da ciência e da tecnologia, e valorizando as culturas locais e as tendências de estilo de vida.