Ex-chefes do Google criam Humu, startup que promete “tornar o trabalho melhor”

O ex-chefe de Relações Humanas do Google assumiu um novo papel como peça importante do comando da misteriosa startup conhecida apenas como Humu.

De acordo com o site da startup, o nome foi baseado no peixe simbolo do estado do Havaí, o humuhumunukunukuapua’a | Foto via Recode

Laszlo Bock desistiu de seu cargo como vice-presidente sênior de operações no meio do ano passado e manteve-se longe dos holofotes desde então. Mas ontem, através de seu perfil no LinkedIn, ele anunciou que está fundando a nova startup Humu ao lado de Wayne Crosby, ex-diretor de engenharia do Google.

Em um post misterioso no LinkedIn, Bock criticou a tirania nas relações de trabalho e afirmou que irá oferecer uma solução em potencial: “Nossa missão é tornar o trabalho melhor em todos os lugares através da ciência, machine learning e um pouco de amor”.

Mais detalhes sobre o produto ou serviço que a Humu irá oferecer ainda são escassos, mas há especulações de que a empresa poderia ser focada em recrutamento de funcionários para terceiros ou em um quadro de empregos – setores que certamente se encaixaria com o know-how de Bock.

É possível que a iniciativa também possa ser um software de aumento de  produtividade ou de serviços de RH, no entanto é improvável que o esclarecimento venha antes de um pronunciamento oficial da Humu. O site da startup consiste apenas de uma imagem de um peixe humuhumunukunukuapua’a, ou Humu, que é o “peixe simbolo” do Havaí.

Algumas publicações de Bock podem dar mais dicas sobre como sua startup irá operar. O ex-chefe de RH publicou anteriormente o artigo “Insights de dentro do Google que irá transformar como você vive e lidera” e um artigo destinado a “desmentir o mito de que a cultura de startup não se traduz em negócios escalonáveis”.

Via The Drum