RH estratégico: porque está se tornando um diferencial para as empresas

Por Ilana Brancalhão

A área de recursos humanos é fundamental para uma companhia, pois administra, desenvolve e trabalha com o recurso mais precioso da organização: as pessoas!

Com a crescente mudança e modernização na administração das empresas, o departamento de RH também está se reinventando.

Atualizar ferramentas de trabalho, melhorar processos e trabalhar novas formas de gestão são essenciais para que a companhia melhore sua eficácia operacional e tenha mais produtividade. Todas essas mudanças são importantes para que a área deixe de ser vista somente como um RH operacional, responsável apenas pelos processos. Mais do que isso, o mercado corporativo hoje demanda que a área atue como um RH estratégico para a companhia.

Mas qual é a diferença entre os dois?

#RH Operacional

Anteriormente chamado de Departamento Pessoal, é o formato mais tradicional de recursos humanos. Normalmente exerce funções burocráticas e é envolvido com procedimentos padrões. Nesse formato, o setor de RH é responsável pelas rotinas de folha de pagamento, além de atuar também com recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Você pode estar se questionando: mas essas atividades não são consideradas estratégicas para a companhia? A resposta é não, quando seu foco é somente operacionalizar os processos, ou seja, realizar as tarefas sem avaliar resultados e impactos para a organização. Atualmente, muitas empresas, talvez a grande maioria, atua operacionalmente. Porém, com a grande exigência e concorrência no mercado, surge a possibilidade de terceirização das rotinas operacionais. Além disso, a tecnologia de informação deve ser usada em prol de melhorias, sendo um software de RH aliado para automatizar as atividades operacionais.

#RH estratégico

Atende às necessidades da companhia e atua com o desenvolvimento da organização. É preciso que o setor de RH trabalhe em busca de resultados, focado em indicadores, que conheça os objetivos da empresa e que agregue valor à companhia e aos colaboradores. Portanto, é necessário que o RH se consolide no desenvolvimento de estratégias. Para um RH estratégico, é preciso profissionais que possuam visão de mercado e dos negócios da organização, para transitar entre as diversas áreas e apoiar gestores, diretores e colaboradores, tendo visão holística sobre os sistemas e processos executados. A gestão de RH estratégico é norteada por informações precisas, faz diagnósticos organizacionais, propõe ações de melhorias e avalia os resultados das ações propostas para conhecer a real efetividade delas. O RH estratégico utiliza soluções tecnológicas mais atuais e possui informações importantes e consistentes. Dessa maneira, é consultado para decisões importantes na companhia, atuando como suporte e parceiro em negociações relevantes para a empresa.

Nesse sentido, o papel do RH não é somente administrar processos, mas administrar pessoas e possibilitar vantagem competitiva para a companhia.

Respondendo a pergunta inicial, sim! Precisamos ser mais estratégicos. Com os orçamentos cada vez mais enxutos, as empresas precisam fazer mais com menos e encontrar maneiras de atender demandas cada vez menos operacionais. Optar por uma solução tecnológica auxiliará nesse processo, pois utilizar um sistema amplo e aderente à companhia, que processe e automatize informações e seja base para decisões deixará os profissionais do setor mais disponíveis para dedicar-se à outras tarefas, como avaliar diferentes práticas para reter os talentos.

Atualizar as práticas de gestão de pessoas é uma constante. A mudança de um RH operacional para um RH estratégico é, cada vez mais, um diferencial para empresas que buscam continuar competitivas no mercado.

Ilana Brancalhão é arquiteta de soluções de RH do Grupo Benner