Jovens buscam soluções e investimentos para obter sucesso mesmo na crise
A cada ano cresce mais o número de jovens que sonham cedo com a independência financeira e optam pelo investimento no próprio negócio em vez de disputar vagas de emprego em grandes empresas.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Sebrae, a taxa de empreendedorismo entre os jovens cresceu cerca de 4% em 2015. Este crescimento é bem maior que o dos últimos anos e especialistas acreditam que a maior crise econômica do país vem contribuindo para o crescimento no empreendedorismo.
Empresas nascendo em meio à crise
Na contramão da crise, jovens com espírito empreendedor estão encontrando oportunidades para investir. Como consequência da crise econômica atual no país, a taxa de desemprego bateu recorde e hoje o Brasil tem de mais de 12 milhões de brasileiros em busca de recolocação no mercado. Mas apesar da crise, muitos brasileiros estão ousando empreender e encontrando oportunidades onde a maioria vê problemas.
Reinaldo é empresário há mais de 25 anos e atualmente ensina empreendedores a driblar a crise de forma criativa e manter a empresa em tempos difíceis com palestras e treinamentos.
O CEO da aceleradora de startups Sai do Papel, Carlos Junior, fala sobre as empresas que estão iniciando seus negócios agora, bem no momento onde a maioria das pessoas está com mais receio de investir. Ele destaca a Minha Nota Azul, que tem foco no reforço escolar com uma proposta diferenciada. A start Up oferece aulas no formato de ensino híbrico, no qual as crianças terão aulas de reforço online e com professores.
[expand title=”Continuar lendo”]
“Todos nós já tivemos uma ideia que não se tornou realidade, a nossa aceleradora se dedica a impulsionar as Start Ups e ajudar a concretizar as ideias para que possam de fato sair do papel. Nos dedicamos a um número exclusivo de Start Ups fornecendo todos os recursos necessários para transformar a ideia do empreendedor em realidade.” Diz o empresário Carlos Junior.
Driblando a crise
Empresas já consolidadas no mercado, como a Cabelos Humanos que atua há 15 anos no mercado de varejo de cabelos para apliques e mega hair viu no Marketing Digital um novo caminho de investimento para alavancar suas vendas em tempos de crise. A empresa abriu vendas pela internet, reformulou seu site, criando uma loja virtual e passou a investir em suas redes sociais.
“As pessoas vão para a internet comparar preços e eu preciso ser visto pelo maior número possível de clientes, já que a demanda tende a diminuir quando a economia nacional não vai bem. Pela internet eu consigo acompanhar o caminho de compras do meu cliente e programar os próximos passos para potencializar as vendas. Logo na primeira semana que abri vendas online já comecei a receber pedidos o que me deixou muito animado com este novo canal”, Diz Tuffy Hadid, sócio da loja Cabelos Humanos, no Centro do Rio de Janeiro.
Motivados pela possibilidade de investimentos pequenos para começar uma estratégia de marketing digital os microempreendedores e profissionais autônomos tem visto no Marketing Digital uma alternativa para divulgar seus produtos e serviços e manter seus negócios saudáveis. A agencia digital ClickSoft, na contramão dos indicadores econômicos, percebeu um aumento na busca de seus serviços por este perfil de cliente. A CEO da Click Soft, Gabriella Toledo, conta que um ponto que gera segurança para a realização do investimento é a possibilidade de começar com valores muito baixos e a facilidade de mensuração da plataforma, o que permite uma análise rápida e eficaz de retorno. “É possível investir 50 reais nas redes sociais, por exemplo, e ter uma ideia de retorno sobre este investimento rapidamente, e a partir daí decidir se mantém ou não o investimento naquela plataforma.” Explica Gabriella.
Foco na liderança
O investimento na motivação da equipe e dos profissionais que ocupam cargos de liderança tem sido fundamental para pensar novas estratégias para se diferenciar no mercado. O empresário Reinaldo Frez se tornou palestrante sobre o tema de liderança e motivação de equipes após levar um prejuízo de mais de R$10 milhões em menos de 40 minutos de incêndio em seu supermercado em 2005. “Ser líder é saber identificar as oportunidades, o sucesso está dentro de cada um de nós, basta acreditar e mudar a percepção de que tudo na vida é um obstáculo, muitas vezes o que parece um problema pode ser transformado em oportunidade.” Afirma o empresário Reinaldo Frez.
Ao perceber o cenário econômico complicado Reinaldo criou a Alpha Lidership school que pretende fornecer treinamento para empresários e líderes de setores. O palestrante está a frente da organização do congresso Alpha que vai reunir 500 empresários em um dia de capacitação com foco em liderança em agosto, na Barra da Tijuca.
[/expand]