iPhone X aumenta a participação do sistema operacional da Apple em mercados-chave
Os mais recentes estudos da KantarWorldpanelComTech a respeito do sistema operacional de smartphones revelam que, nos três meses terminados em dezembro de 2017, o iOS teve um aumento global de 0,7 pontos percentuais em penetração, e tudo aponta que o responsável é o iPhone X.
O bom desempenho na Espanha e na Alemanha, onde o iOS ocupa quase um quarto do mercado, também foi replicado na China, no Japão e na Austrália, graças ao desempenho dos três mais recentes aparelhos da Apple.
O emblemático iPhone X ficou entre os três dispositivos mais vendidos no mês de dezembro na Europa, na China urbana, no Japão, na Austrália e nos Estados Unidos. A fidelidade do iOS atingiu um novo nível nos EUA – dos proprietários de iPhone que mudaram de dispositivo, 96% compraram outro modelo da Apple – embora sua participação nas vendas tenha caído 0,5 pontos percentuais para 43,9% no país.
Mesmo com o forte desempenho do iOS na maioria dos mercados, as perdas do Android foram, em certa medida, amortecidas pela queda rápida do Windows, cuja participação agora é inferior a 1% em todos os mercados, exceto na Itália.
Dominic Sunnebo, Diretor Global da Kantar Worldpanel ComTech, afirma: “Os resultados completos do último trimestre do ano mostram que a decisão da Apple de lançar três aparelhos novos durante um período escalonado, incluindo o iPhone X, foi um acerto. Com a estrutura de lançamento existente da Apple, as expectativas seriam sempre que o modelo principal seria o dispositivo mais vendido nos principais mercados desenvolvidos, mas com o preço premium do iPhone X, o acesso da vida real entrou em jogo. Uma vez que em dezembro o iPhone X ficou entre os três dispositivos mais vendidos em todas as regiões-chave, principalmente na China urbana, onde era o modelo mais vendido, a estratégia de preços parece ter sido justificada”.
“Com toda a atenção focada na Apple, é fácil ignorar o desempenho da Samsung no último trimestre de 2017. Na Europa, a Samsung conquistou um desempenho muito forte, com a participação de vendas de seus smartphones aumentando em 2,2 pontos percentuais, atingindo 31,3%, crescendo à frente não apenas a Apple, mas também da Huawei, que tem desfrutado de um período prolongado de crescimento acelerado. Na Espanha, a marca local BQ está começando a sofrer por causa do lançamento oficial da Xiaomi, sua participação no mercado de vendas caiu 3,8 pontos percentuais, atingindo 8,5%, nos três meses até dezembro”.
“Nos Estados Unidos, o mercado de celulares continua a ser dominado pela Samsung e pela Apple, que atingiram uma participação combinada de 70,8% nos últimos três meses de 2017. No entanto, a Motorola e o Google conseguiram fazer algumas incursões, com 0,5 pontos percentuais e 1 ponto percentual, respectivamente, chegando a 5,6% e 2,8%. A Huawei, que sofreu um revés antes da CES 2018 depois que um acordo com um operador principal não se concretizou, manteve apenas 0,4% do mercado dos EUA.
O estudo completo pode ser acessado aqui.
Informações:
Kantar Worldpanel