Stelvio: Alfa Romeo apresenta seu primeiro SUV da história

Depois de meses de expectativa, a Alfa Romeo finalmente revelou o Stelvio. Primeiro SUV da história da marca, o modelo é construído sob a plataforma da Giulia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As belas imagens de divulgação mostram a versão Quadrifoglio, equipada com o mesmo motor da Giulia Quadrifoglio, um 2.9 V6 com dois turbocompressores de 512 cv e torque máximo de 61,2 mkgf.

De acordo com a marca, o SUV leva 3,9 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h, atingindo a velocidade máxima de 284 km/h. Além da transmissão automática de oito marchas, a versão mais cara do Stelvio vem com tração integral, sistema de vetorização de torque e seletor de modos de condução com três opções nas versões mais “mansas” e quatro (o exclusivo modo Race) na Quadrifoglio.

Além da configuração mais nervosa, o Stelvio será vendido nas versões básica e Ti. Ambas trazem um motor 2.0 de quatro cilindros com turbocompressor, que entrega 284 cv e torque máximo de 42,3 mkgf.

Externamente, o Stelvio é bastante parecido com o Giulia, especialmente em detalhes como o desenho dos faróis e das lanternas. A tradicional grade em formato de coração (o “cuore sportivo”) faz companhia às duas entradas de ar no capô – elemento exclusivo da versão Quadrifoglio.

O interior também remete à Giulia. Dependendo da versão, o Stelvio traz itens como central multimídia com tela de 6,5 polegadas (opcionalmente a Alfa oferece uma tela maior, de 8,8 polegadas), sistema de som da Harman Kardon com 14 alto-falantes e diversos itens de segurança, como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de pontos cegos, alerta de mudança de faixa e sensor de estacionamento dianteiro.

O Stelvio deve ser lançado em vários mercados pelo mundo até o primeiro semestre de 2017, mas não há previsão de quando (e se) o SUV será vendido no Brasil, já que a FCA ainda não confirma oficialmente a volta da Alfa Romeo ao país.

Loocalizei este conteúdo no Quatro Rodas