Lojas de bairro ganham mais adeptos, indica pesquisa da Fecomércio MG

Preferidas entre os consumidores, as lojas de bairro ganharam mais espaço no último ano, em Belo Horizonte. Em sua segunda edição, a pesquisa sobre locais de compra, realizada pela Fecomércio MG, identificou que mais da metade (54,5%) da população utiliza o comércio local.

Lojas de bairro

Foto: The Creative Exchange

O percentual é quase o dobro do apurado no ano passado (29,4%). Considerando-se também as pessoas que frequentam esses estabelecimentos eventualmente, o total de adeptos chega a 84,7%. Os shoppings são a opção de compra, mesmo que às vezes, em 60,3% dos casos, e o hipercentro em 53,3%.

O preço das mercadorias é o principal quesito para a definição do lugar, tendo muita influência para 81% dos entrevistados. Qualidade do atendimento e variedade dos produtos, com 78,9% e 74,3%, respectivamente, são outros critérios adotados.

A localização é um grande estímulo para 68,7%. “O resultado do estudo sinaliza que a descentralização do comércio – redução da procura pelo hipercentro e aumento do interesse pelas lojas de bairro – está ligada à adaptação dos estabelecimentos de vizinhança, a fim de atender melhor os clientes. Assim, eles passaram a encontrar, também nesses locais, variedade de artigos, com qualidade e preços competitivos. Isso, aliado ao conforto de comprar perto de casa ou do trabalho, atrai ainda mais o consumidor”, avalia a analista de pesquisa da Federação, Elisa Castro.

Sem esse diferencial de comodidade, em função da localização, o hipercentro perdeu frequência de clientes. De acordo com o levantamento, entre 2017 e 2018, o volume de pessoas que compravam sempre na região caiu de 22,1% para 13,2%. Já o costume de consumir produtos e serviços de shoppings permaneceu praticamente estável nesse período, reduzindo de 18,5% para os atuais 17,4%. Além disso, o questionário investigou outros polos comerciais da cidade. Os shoppings populares e o Mercado Central se destacaram, sendo procurados por cerca de 50% dos belo-horizontinos.

 


Informações:
Fecomércio 2018