Mais do que nunca, inovar é preciso

Para diminuir os efeitos negativos ou, até mesmo, crescer neste momento conturbado é necessário inovar e buscar saídas inteligentes, sejam elas uma nova forma de se comunicar com os clientes ou um novo serviço.

Rodrigo Marcon, CEO da Cini Bebidas | Crédito: Divulgação

Rodrigo Marcon, CEO da Cini Bebidas | Crédito: Divulgação

111 anos de história, consolidada no mercado e com uma linha de produtos de sucesso. Com esse perfil, muitas empresas estariam acomodadas, mas não foi esse o pensamento da paranaense Cini Bebidas, a fábrica de refrigerantes mais antiga do Brasil, que buscava aumentar sua participação no mercado nacional quando lançou, no final de 2015, sua primeira linha de latas.

Com uma produção mensal que supera os 6 milhões de litros, a Cini Bebidas trabalha com mais de 50 produtos em sua linha, distribuídos em carbonatados e não carbonatados como água, sucos e chás. Para o projeto das latas, lançadas em versões de 269 ml, a Cini apostou em três grandes sucessos de sua linha, antes disponibilizadas em garrafas de plástico e de vidro, bebidas que contribuíram para a consolidação da empresa no segmento e que carregam toda a sua tradição: Cini Gengibirra, Cini Framboesa e Cini Citrus.

Para Rodrigo Marcon, CEO da Cini Bebidas, a linha de latas surgiu com o objetivo de levar produtos para locais onde marca não estava presente, como restaurantes e lojas de conveniências. “Com o lançamento das latas, atendemos a um pedido do nosso público por embalagens de Cini de consumo imediato. Aproveitamos a nossa logística para estarmos presentes em milhares de novos pontos de venda, ficando cada vez mais próximos do nosso público”, explica Marcon. Motivada pelo sucesso das primeiras latas, a empresa já planeja novos lançamentos para os próximos meses.

Revolução florida

Outro grande exemplo de renovação é a floricultura curitibana Esalflores, maior floricultura e garden center do sul do Brasil, que atua há 20 anos no segmento. Em 2015, a empresa encontrou na inovação uma grande ferramenta para espantar os problemas econômicos que assombram o país. Com foco na venda direta, a empresa, que tem unidades físicas nas cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP), lançou a pioneira Flower Machine, uma máquina de flores com o funcionamento que lembra uma máquina de refrigerantes. O mecanismo é fruto de uma parceria entre a Esalflores e uma das maiores fabricantes do mundo de equipamentos e tecnologias para vendig machine.

“Não é todo mundo que tem tempo livre para se deslocar até uma floricultura para comprar uma flor. Pensando nisso, resolvemos oferecer um sistema que permite que as pessoas possam encontrar nossos produtos com mais facilidade. Foi aí que surgiu a máquina de flores, que pode ser instalada nos mais diferentes lugares”, detalha Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.

Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores | Créditos: Divulgação

Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores | Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

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Hoje, após um investimento de quase 3 milhões de reais, a Esalflores já espalhou Flower Machines por diversas regiões do Brasil. É possível encontrar a máquina paranaense em 27 aeroportos: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Navegantes (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro – Santos Dumont e Galeão (RJ), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo – Congonhas (SP), Uberlândia (MG), Belo Horizonte – Pampulha (MG), Salvador (BA), Ilhéus (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luis (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO), Belém (PA) e Manaus (AM). “Começamos pelos aeroportos pensando em disponibilizar uma opção de presente prática e rápida para quem está desembarcando”, comenta Bruno.

A máquina de flores fez tanto sucesso que hoje a Esalflores recebe dezenas de ligações diárias de pessoas querendo implantar a novidade em mercados e shoppings, além de inúmeros pedidos de parceria, dando início a segunda etapa do projeto. Em 2016, a empresa curitibana já instalou a Flower Machine nos shoppings Salvador, na capital baiana; Jardins Aracaju, na cidade de Aracaju; e Rio Mar Recife, na cidade de Recife. Mesmo com a crise econômica brasileira, a Esalflores surpreendeu o mercado e registra um crescimento de mais de 25% nos últimos 12 meses. Somando todas as modalidades de venda, a floricultura já atua ativamente em 33 pontos espalhados pelo Brasil, vendendo uma flor a cada 30 segundos no país.

Inovar é crescer

De acordo com o professor do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Rafael de Tarso Schroeder, especialista em Sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, ações como as da Cini Bebidas e Esalflores, reforçam a teoria de que inovar é a melhor maneira de crescer e se manter no mercado, mas ele destaca: inovar é correr riscos. “Todo empreendedor deve entender dois pontos principais quando está à frente de um negócio: o cliente e o mercado. Modificar a forma de fazer negócios é um aspecto fundamental e que deve ser levado em conta quando o assunto é inovar. Não estamos falando aqui que as empresas precisam radicalizar, mas devem levar em conta o mercado em que atuam e o consumidor que atendem”, diz Schroeder.

Para o especialista, toda inovação requer cautela, porém, detalhes simples podem fazer a diferença na hora de dar novos ares aos negócios. “O medo é um fator sempre presente para quem está acostumado a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, mas toda inovação requer uma parcela de risco. Inovação e criatividade estão intimamente ligadas, portanto, muitas vezes, mudar a maneira como os negócios estão sendo conduzidos, mudar uma embalagem, dar um novo nome a um produto pode fazer a diferença. Além disso, rever preço e margem de lucro devem ser considerados, principalmente quando se trata de produtos que estão há muito tempo no mercado”, completa.

Confira algumas dicas fundamentais do professor Rafael de Tarso Schroeder para empresas que estão no caminho da inovação:

  1. Liderança consciente: O empresário precisa ficar atento à liderança e às mudanças cada vez mais rápidas.
  2. Definição de objetivos: Você precisa analisar onde você está e para onde você quer ir.
  3. Discutir internamente: Todo processo de inovação requer mudanças, e toda mudança necessita de um planejamento.
  4. Criar a cultura de inovação: Criatividade é algo que você aprende. Portanto, os empresários devem investir e desenvolver os talentos que possuem dentro das corporações.
  5. Tire os negócios do papel: Não adianta planejar e não executar. Coloque as ideias em prática.
  6. Determinação: Inovação é um caminho sem volta, a partir do momento que você identificou essa necessidade em seu negócio, invista nela.
  7. Crise: É exatamente aí que surgem as oportunidades, principalmente em um cenário incerto econômica e politicamente, como a nossa atual realidade. Inovar é correr riscos e pequenas alterações podem promover, sim, grandes impactos.